Ao comemorar seus 23 anos de atividades, o Liceu Monteiro Lobato terá recursos didáticos ainda mais inovadores em 2019, acompanhando as tendências mais avançadas da Educação em nosso país
Uma escola que acompanha as tendências mais avançadas da Educação em nosso país.
O mundo da criança é cheio de descobertas, criando sonhos e construindo a realidade. É a orientação do material didático da Educação Infantil do Sistema Positivo de Ensino.
“A escola terá recursos didáticos ainda mais modernos em 2019. Com este método de ensino do Positivo, o processo de alfabetização tem início, de forma natural, aos 3 anos de idade e será conduzido com o conhecimento e aplicação da letra cursiva até o término da educação infantil, aos 5 anos”. São palavras da Coordenadora Pedagógica do Liceu, Maria Aparecida Callegari.
Através desse conceito, o professor, ao iniciar o aprendizado da escrita, utiliza técnicas que irão permitir um avanço significativo no processo de alfabetização. Segundo a diretora, Eliane de Barros, os recursos na Educação Infantil irão proporcionar oportunidades de desenvolvimento da identidade, da autonomia e diferentes competências, por meio da organização de um ambiente educativo, o qual privilegia as interações, as brincadeiras e as experiências que promovem as aprendizagens.
A coordenadora pedagógica Maria Callegari e a diretora Eliane de Barros, num dos mais lindos espaços do Liceu:a Brinquedoteca
Assim, os alunos vivem todas as dimensões do seu próprio ser, de forma a garantir seu bem-estar e segurança. Tem confiança em si e nos outros, toma decisões e expressa sentimentos e emoções. Aos 3 anos a criança reconhece o próprio corpo, expressa suas vontades tais como: alimentação, higiene e descanso. Aos 4 anos, adota práticas de cuidados com o seu corpo voltadas à saúde e ao bem-estar. Aos 5 anos valoriza atitudes relacionadas consigo mesma e com a saúde.
Vive também as primeiras experiências em música, dança, brincadeira e teatraliza suas pequenas estórias. Participa de atos cívicos e tem consciência da necessidade das regras de convivência.
Todo brincar é uma prática inerente à infância e é um direito dela. Por isso, no seu quotidiano a criança participa da brinquedoteca, do parquinho, dos jogos esportivos e das montagens com Lego Education.
O diálogo contínuo entre educador e educando, na troca de ideias e na valorização da própria união, visa atingir resultados satisfatórios, sempre um ao lado do outro.
Programa Educacional do Liceu Monteiro Lobato, entendendo que esta é uma forma de conscientizar os alunos para o fortalecimento da união ainda na educação infantil