Três semanas depois de avaliar o resultado da enquete organizada pelo Portal RCIARARAQUARA.COM e também a pesquisa encomendada pelo jornal O Imparcial e realizada pela empresa DataPress, o jornalista José Carlos Magdalena anuncia que reunido com seus familiares no final de semana decidiu ser candidato a deputado Federal, impondo contudo uma condição.
Magdalena que saiu das pesquisas com índice de 36% (enquete) e 38% (pesquisa) o que lhe daria cerca de 60 mil votos só em Araraquara sabe que com sua área de abrangência em função da propagação do seu programa Jornal da Cidade pode chegar a 200 mil votos, o suficiente para ocupar uma cadeira na Câmara Federal, diz que essa sua disposição depende da candidatura de Joaquim Barbosa a presidente da República.
De fato o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ainda pode ser candidato ao Palácio do Planalto. As articulações de parte do PSB para trazê-lo para a disputa pela legenda vão se intensificar nesta primeira semana de abril, depois de um congresso da legenda para discutir o quadro eleitoral. A última conversa de Delgado com Joaquim Barbosa foi na quarta-feira (21) por telefone. Os dois se encontraram pessoalmente em janeiro. “Tenho mantido contato na perspectiva de que ele possa se candidatar pelo PSB e acho isso possível. Tem uma porta bem aberta que a gente pode atravessar”, afirmou.
O nome do ex-ministro do STF, no entanto, esbarra na resistência de parte do PSB, que defende a união o PSDB do governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Esse ruído seria um dos fatores que emperram a filiação de Barbosa.
Um dos maiores entusiastas da candidatura de Barbosa, o líder do PSB acredita que ele pode mudar o quadro eleitoral. “A gente tem sentido nas ruas uma descrença com a classe política mas ela se desfaz com a entrada de uma pessoa decente que, apesar de não ser da política, tem uma vida pública reconhecida”, disse.
Este também é o pensamento do jornalista José Carlos Magdalena que combate através do rádio e da TV Cultura Paulista a mudança do quadro político brasileiro. Ele tem pregado a moralidade e a responsabilidade na gestão pública, combatido a corrupção e denunciado mazelas na aplicação dos recursos pagos pelo contribuinte.
No começo de março o nosso portal ao internauta “Você votaria em Magdalena para deputado federal?”; o índice de SIM atingiu 36% e a rejeição bateu 64%. Mas, com 36% de SIM, Magdalena teria uma grande votação no município. Ainda esta semana o jornalista deverá decidir se realmente vai concorrer. A filiação partidária, tem que ser realizada até o dia 7 de abril. Como não há a possibilidade de candidaturas avulsas no Brasil, todo candidato que queira concorrer nas eleições deve estar com a filiação aprovada em um partido político pelo menos seis meses antes da eleição.
COMO FOI A ENQUETE
FANPAGE REVISTA COMÉRCIO, INDÚSTRIA E AGRONEGÓCIO
– 14.651 acessos com 1.383 comentários
– participação de 53,9% homens e 46,1% mulheres
– faixa etária do participante: 18 a 65 anos
– compartilhamentos nas redes sociais: 80
PORTAL RCIARARAQUARA.COM
– 6.756 acessos
Pergunta: “Você votaria em Magdalena para deputado federal?”
36% SIM
64% NÃO