Home Geral

Manifestantes preparam ofensiva contra “os buracos” e uso do dinheiro público

213
Buraco Araraquara 128

Ação começa nesta segunda-feira para chamar atenção da população contra os desmandos da gestão pública, contestando a criação do Bolsa Família Araraquara.

Buraco Araraquara 128Ensaios começaram nesta sexta-feira nas ruas de Araraquara

Está definido: um grupo inicia nesta segunda-feira (22) o que seus integrantes chamam de “olho no prefeito”. Trata-se de um movimento que tem o objetivo de chamar a atenção da população para os fatos que vêm ocorrendo na administração pública dentro do mandato do prefeito Edinho Silva e que, segundo eles, em alguns momentos comprometem a imagem da cidade.

De que maneira os manifestantes vão agir? Aproveitando a elevada quantidade de buracos e deficiências nas vias públicas, embora a Prefeitura Municipal tenha anunciado reparos em 18 mil buracos num tempo recorde de 40 dias, o que significa a média diária de 450 remendos, entre pequenos, médios e grandes.

Só que a força tarefa constituída pelo município não tem conseguido acompanhar o ritmo de crescimento dos buracos: para cada três fechados, outros dois são abertos, face a deterioração em que o asfalto das vias públicas se encontram, algumas sem qualquer tipo de manutenção nos últimos 20 anos.

Contudo, de acordo com os manifestantes, o objetivo do movimento vai mais além: saber do Poder Público onde os recursos do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano e do IPVA estão sendo aplicados e se há algum tipo de desvio para outra finalidade, como por exemplo, combate a dengue e a possível criação do Bolsa Família Araraquara.

Assim, a sigla IPTU vai aparecer nas vias públicas anunciando os buracos e propagando o questionamento sobre o uso dos recursos dos contribuintes em ações do Executivo. Os autores do movimento contam que será usado spray da cor vermelha e não anunciaram a quantidade de tubos a ser utilizada, pois não há uma estimativa de buracos a serem encontrados nas ruas e avenidas.

O grupo deixa claro que não há conotação política e considera apenas que é uma forma de protestar contra o mau uso do dinheiro dos impostos. Seus componentes alegam que a população não deve arcar com os custos eleitoreiros do Bolsa Família Araraquara para reeleição do atual prefeito.

Esta ação de acordo com o planejamento do grupo vai começar pelo Selmi Dei e Vila Harmonia, sem data para conclusão da manifestação.