
Um dos pratos preferidos do brasileiro ganhou destaque em Araraquara com a inédita realização da Etapa Interior de São Paulo da Copa Brasileira de Pizzarias, que foi realizado no Centro de Convenções Dr Nelson Barbieri (CEAR) no dia 23 de abril sob o tema “Sabores Regionais e Brasileiros”.
Participaram gratuitamente do concurso 18 pizzaiolos, sendo apenas seis deles de outras cidades. Cada um teve 20 minutos para montar sua receita. Assim, apenas seis pizzarias foram selecionadas. São elas: Pizza Hit’s (Palmital/SP – 452 pontos), Galli Pizzaria (Araraquara/SP – 452 pontos), Villa Pizza (Joanópolis/SP – 453 pontos), Palladari´s Pizzaria (Hortolândia/SP – 459 pontos), Alecrim (Araraquara/SP – 466 pontos) e Pizza Mania (São Caetano do Sul/ SP – 467 pontos).
Agora, todos participam da grande final, marcada para ocorrer entre os dias 12 e 15 de junho, durante a FISPAL 2018 no Expo Center Norte, em São Paulo, capital, onde juntam-se os vencedores de todas as etapas nacionais do campeonato. Com grande expectativa de público.
Formado por André Lota, Carlos Aguiar, Najla Cardozo, Leninha Saba e Valmor Friedrich, o júri avaliou a apresentação pessoal do candidato, a organização da mesa de trabalho, a habilidade do pizzaiolo, a abertura da massa, o aspecto final da pizza, a criatividade, o corte, o aroma e o sabor. “Com atividades do tipo, visamos melhorar a qualidade de trabalho de nossos empresários, no caso aqueles que trabalham com pizzarias. É uma ótima oportunidade de capacitação para eles, fora a aproximação com outros profissionais do setor”, analisa o presidente do SinHoRes (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes Bares e Similares), José Carlos Pascoal Cardoso. A Copa Brasileira de Pizzarias é desenvolvida pelo CTP – Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas no Brasil Ltda, tendo como responsável o Chef Ronaldo Ayres, o Sr Pizza, em parceria com a feira Fispal Food Service. Em Araraquara, o evento contou com o apoio do SinHoRes.
DIDÁTICO
Ainda no dia 23, no período da manhã, o chef Ronaldo Ayres ministrou um workshop especial para pizzaiolos e empresários da cidade. Na atividade, ele abordou temas como higiene e manipulação de alimentos, influência da temperatura, organização e transformação de matéria-prima, desperdício no laboratório, otimização da tecnologia, fermentação, massas e equilíbrio das coberturas. “Esse evento é uma grande oportunidade para os profissionais da área observarem de perto as novas tendências no preparo da pizza. Já passamos por outros Estados e estamos felizes com essa realização no interior de São Paulo”, finaliza o chef Ronaldo Ayres, da organização do evento.