
Luís Henrique Scabello de Oliveira, Tatiana Campos Leite, Nicolau de Souza Freitas, Marcelo Barbieri e Fernanda Cavicchia durante lançamento do livro em Brasília
Foi lançado nesta quarta-feira (4), no Salão Nobre da Câmara Federal, em Brasília (DF), o livro “Marcelo Barbieri: lutas e conquistas na política brasileira”, escrito pela jornalista Fernanda Stella Cavicchia. A publicação conta os mais de 40 anos de atuação pública do ex-prefeito de Araraquara, hoje subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República.
A autora diz que o livro ao narrar a história do político reconstrói o processo de redemocratização do Brasil e a participação dele no movimento estudantil no combate à ditadura militar. Relata, também, a formação e o desenvolvimento do maior partido do país: o MDB, além de abordar as atividades do Congresso Nacional durante os 14 anos de atuação do biografado como deputado federal. Tendo como um dos cenários o município de Araraquara, a biografia apresenta, ainda, a vida e o progresso do interior paulista, a partir das conquistas políticas e econômicas da cidade.
A obra traz, ainda, as tentativas de eleição para a Prefeitura de Araraquara, a vitória em 2008 e a reeleição em 2012. Nos oito anos em que ficou à frente do município, Marcelo realizou um programa de governo pautado por fortes investimentos, principalmente nas áreas da saúde, educação e assistência social. No livro, é possível conhecer a história de reabertura da Maternidade Gota de Leite, bem como as batalhas para a implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos 12 novos postos de saúde e das sete novas creches, além da execução do maior programa de habitação popular da história da cidade e da política voltada para a atração de empresas, que possibilitou a instalação da Hyundai Rotem e da Randon.
De acordo com a executiva municipal do MDB em nossa cidade, o livro também será lançado em Araraquara e em São Paulo, onde Marcelo atua como vice-presidente da Associação Paulista de Municípios (APM). As datas, no entanto, ainda não foram definidas
Ao lançamento do livro em Brasília compareceram os diretores da Canasol e do Sindicato Rural de Araraquara, Luís Henrique Scabello de Oliveira, Nicolau de Souza Freitas e Tatiana Caiano Teixeira Campos Leite, que levaram o abraço da nossa comunidade ao importante dirigente da nossa política e os cumprimentos à jornalista.