Home Geral

Marcia Lia: “Reiteramos nosso apoio à companheira Edinalva”

45
Marcia Lia 12 de maio

Marcia Lia 12 de maioMarcia Lia aceitou o afastamento da assessora que cobrava aluguel dos sem-teto

Nesta sexta-feira (11) à noite, a deputada estadual do Partido dos Trabalhadores, Marcia Lia, através de uma nota afirma que concorda com o afastamento da sua assessora Edinalva Franco, que assim deve deixar o seu gabinete na Assembleia Legislativa. A decisão partiu da própria assessora, insinuando que saindo, poderá permitir a análise sobre as ações do Movimento de Moradia Para todos.

Edinalva e Márcia Lia – assessora e deputada – hoje são peças violentamente criticadas pela população brasileira. Um ato que causou revolta e viralisou nas redes sociais, mostra em áudio a assessora da parlamentar dando ordens para que porteiros responsáveis por prédios ocupados pelos sem-teto impeçam a entrada dos moradores inadimplentes.

No áudio, Edinalva de forma rígida, sinaliza para que porteiros mandem o morador em atraso entrar, apenas para retirar os pertences. Um desses prédios, no Largo do Paissandú acabou sendo consumido pelo fogo e depois desabou. Era Primeiro de Maio, dia do trabalhador.

O movimento do qual a assessora de Marcia Lia faz parte, cobrando aluguel dos sem-teto vem sendo criticado nas redes sociais e agora a deputada diz ter concordado com o afastamento da assessora, entendendo a necessidade de dissociar o seu mandato do embrólio que acabou ceifando vidas.

Na nota, Márcia Lia diz que “infelizmente houve uma contaminação proposital de atribuições com o intuito de confundir o trabalho do mandato com o do movimento de moradia. Reafirmamos aqui todo o nosso apoio aos movimentos sociais”.

Ela segue com o texto: “Reiteramos nosso apoio aos movimentos legítimos e organizados de moradia. Reiteramos nosso apoio à companheira Edinalva e pactuamos com ela a defesa da moradia digna para todos. Reiteramos nosso compromisso de trabalhar e cobrar dos governos a redução dos déficits habitacionais. Não vamos ceder à pressão por criminalização dos movimentos sociais e de seus líderes. Vamos seguir juntos, cobrando dos governos uma política pública habitacional que de fato atenda as famílias de baixa renda como forma de reduzir o déficit habitacional no estado de São Paulo”, diz a nota.

Filiada ao PT desde 1990, Edinalva Franco é assessora da deputada estadual Marcia Lia (PT-SP) e conhecida ativista sem-teto de São Paulo. É Edinalva que aparece num episódio de 2013 do “Profissão Repórter” saindo com uma SUV nova da garagem de um prédio na República.