
Marcos Isidoro, dando entrevista e esclarecendo dúvidas sobre a herança
O superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara) expôs em detalhes as ações e investimentos realizados na Autarquia nos últimos 18 meses.
Leia a seguir a íntegra do balanço, apresentado por Marcos na quarta-feira (26), em entrevista ao programa ‘Canal Direto da Prefeitura’, transmitido pela TV Web Participativa, na página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara. O superintendente respondeu ao vivo os questionamentos e dúvidas dos internautas.
SOBRE O INVESTIMENTO
“A situação hoje é bastante diferente em relação a janeiro do ano passado, quando assumimos a Autarquia e encontramos muitos problemas, como a falta de água na região Norte, que engloba vários bairros – Jardins Selmi Dei, São Rafael e Roberto Roxo, entre outros. Enfrentamos grandes problemas também, ainda não de todo revertidos, em relação ao tratamento de esgoto, com a ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) paralisada desde 2015, inclusive o setor de secagem, agora reativado. Inclusive, o acesso à ETE só era possível através de carriadores de cana (caminhos rurais).
Desde então, investimos fortemente na Estação de Tratamento. Já foram reformados 100% dos aeradores da lagoa 1, conseguimos obter um financiamento do Fehidro (órgão estadual) para implantarmos um processo novo de secagem de lodo, que envolve a represa de areação e de decantação.
Também houve investimentos em tratamento primário e já licitamos a aquisição de duas peneiras novas, para substituir as existentes e melhorar a eficiência.
Vale destacar que em Araraquara 100% do esgoto coletado recebe tratamento, que tem alto custo operacional e exige altos e permanentes investimentos, a exemplo de vários ouros municípios.
Novos estudos
Ainda realizamos estudos para reformar os reservatórios de concreto na cidade, até porque houve uma grande acidente (em novembro de 2015, no reservatório da Vila Xavier, próximo ao Sesi), que provocou duas mortes. Estamos mapeamento as condições de todos os reservatórios de concreto armado e argamassa da Autarquia, para evitar novos problemas.
Também contratamos uma empresa para estudar melhorias também para as Estações de Tratamento da Fonte Luminosa e do Bairro Paiol e estamos fazendo um serviço de setorização para combater as perdas de água, cujos índices foram reduzidos combatendo as fraudes através da troca de hidrômetros.
NOVOS HIDRÔMETROS
Atualmente, temos 115 mil ligações e hidrômetros com média de 12 anos de instalação quando a legislação exige que os hidrômetros tenham no máximo quatro anos de uso e que, após este período, devem ser trocados. Lembramos que desde janeiro deste ano, o Daae não cobra mais a tarifa de manutenção do hidrômetro.
E desde janeiro deste ano, o Daae não cobra mais a tarifa de manutenção do hidrômetro. E também conseguimos reduzir os índices de água suja nas torneiras trocando o produto químico utilizado. Até economizamos recursos com a compra desses novos produtos, a exemplo de outros contratos, que tiveram valores reduzidos, gerando economia para novos investimentos na Autarquia.
BOMBAS DE RESERVA
Enfim, é uma gama de investimentos neste período de 18 meses de gestão, inclusive com a compra de seis bombas reservas para casos emergenciais, já que uma bomba de reservatório também queima, como aconteceu há duas semanas na região norte.
Também investimos nos bolsões de entulhos e na Estação de Tratamento de Reciclagem da construção civil.
Hoje existem maciços investimentos do Daae tanto na água oferecida como nas políticas de meio ambiente e no tratamento de esgoto.
IPTU VERDE
Aprovado recentemente pela Câmara Municipal, este processo implica que o interessado entre com um requerimento junto ao Daae, que irá avaliar a área construída e a área permeável e se imóvel possui energia solar ou energia fotovoltaica, antes da concessão do IPTU Verde.
RELÓGIO
O Daae pede que a população instale a caixa padrão que abriga o relógio para facilitar o trabalho do profissional que faz a leitura mensal do consumo. A instalação impede que em algumas situações a tarifa seja cobrada pela média do consumo, posteriormente regularizada com a próxima leitura.
LEITURA ONLINE
Também vale ressaltar que hoje em toda a cidade, em todas as residências, é feita a leitura online, com a fatura da conta sendo emitida imediatamente pelo leiturista e deixada na caixa de correspondência do consumidor.
Este novo procedimento gera economia de papel e evita que o leiturista tenha que retornar posteriormente à mesma residência para a entrega da fatura, como antes. E a partir de setembro, o consumidor poderá solicitar a fatura por email, contribuindo, inclusive com o meio ambiente.
PAC DE R$ 11 MILHÕES
No governo anterior, houve criação de vários novos bairros na região norte da cidade, com expansão populacional, sem que fosse feito um planejamento para produção, fornecimento e reservação de água.
A partir de janeiro de 2017, demos sequência a um projeto PAC, de R$ 11 milhões, para a perfuração de novos poços profundos na região norte, nos Jardins Semi Dei e São Rafael I, e na região sul, no bairro Victorio De Santi, além de outro no Jardim Universal, na região oeste.
Na região norte, vamos dobrar a capacidade de produção, distribuição e de reservação de água.
A VERDADE
Não procede a informação (de quarta-feira, 26) de que falta água na região norte, porque temos um sistema monitorado pelo CCO – Centro de Controle Operacional – todo informatizado, que nos possibilita observar que os reservatórios estão com sua capacidade total de reserva de água. Além disso, o número 0800 7701595, que funciona 24 horas, não registrou nenhum problema de desabastecimento nesse dia, quando circulava a falsa informação.
O que aconteceu, infelizmente, há duas semanas, foi a queima de uma bomba profunda, que foi logo substituída, através de uma empresa especializada contratada pela Autarquia, que instalou em tempo recorde uma das bombas reserva adquiridas no segundo semestre do ano passado resolvendo o problema.
Além das bombas reservas, nos últimos 18 meses, o Daae comprou dois novos caminhões (um caminhão pipa e um caminhão basculante) e uma retro-escavadeira, para melhorar o atendimento à população.
EXPANSÃO
Temos um projeto de ampliação das instalações da sede Daae para humanizar e tornar mais eficiente o atendimento à população. Para isso, adquirindo a área do antigo Clube Estrela, vizinha da própria Autarquia, cujo processo deve ser enviado à Câmara.