
Maria José Ferreira Gregório, servidora municipal há 35 anos, foi homenageada pelo Comcedir (Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo) em sessão solene na Câmara
Uma das mais justas homenagens desta cidade
Servidora municipal há 35 anos, a merendeira Maria José Ferreira Gregório recebeu o 14º Prêmio Zumbi dos Palmares em sessão solene na Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (12).
O prêmio integra a programação do Mês da Consciência Negra e é concedido anualmente a pessoas ou entidades que se destacaram na defesa da etnia e cultura negra e no combate ao racismo.
A homenageada, que trabalha desde 2005 no CER (Centro de Educação e Recreação) Carmelita Garcez I, no São José, foi indicada pelos integrantes do Comcedir (Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo).
Em sua fala, o prefeito Edinho lembrou que os primeiros negros vindos ao Brasil foram “comercializados” e que essa ferida “ainda vai sangrar por muitos e muitos anos”. Por isso, as políticas públicas de igualdade racial e o combate ao racismo devem sempre ser fortalecidos.
“O Zumbi dos Palmares é um símbolo da resistência à escravidão. E a Maria José é uma mulher negra, que superou adversidades, educou seus filhos e netos e é muito respeitada. A senhora merece esse prêmio e é um exemplo de lutadora, guerreira. Um símbolo de uma comunidade, de uma escola”, declarou o prefeito.
O coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiz Fernando Costa de Andrade, afirmou que a trajetória de Maria José resume muitas outras semelhantes.
“Cada pessoa como a Maria José é um incentivo e uma forma de a gente se sentir forte no cotidiano e sendo exemplo. Somos responsáveis pelas pessoas que têm mais dificuldade, que talvez não tenham oportunidade de serem lembradas dessa forma. Esse é um papel fundamental e que a senhora cumpriu, fazendo justiça a esse prêmio”, declarou Luiz Fernando.
A presidente do Comcedir, Rita de Cássia Ferreira, enalteceu a história de vida da homenageada. “Uma mulher que, como todas as mulheres negras, teve que batalhar para existir nesta sociedade, criar seus filhos e trabalhar”, ressaltou.
Representando o presidente da Câmara, Jeferson Yashuda (PSDB), a vereadora Thainara Faria (PT) parabenizou a homenageada. “É um símbolo de mulher honrada. A sua presença na escola é muito importante. Obrigado por existir em nossas vidas”, disse.
Já Rafael de Angeli (PSDB), que sugeriu o nome de Maria José para o Comcedir (65 entidades de representatividade foram consultadas), declarou que ficou muito feliz por conhecer a merendeira em visita na unidade de ensino infantil. “Fico muito honrado por ter minha escolha atendida. Parabéns pelos 35 anos dedicados ao trabalho do nosso Município e a nossas crianças”, resumiu.
Por fim, emocionada, Maria José agradeceu a todos. “Com muita alegria, recebo este prêmio. Eu amo minhas origens, minha cidade e sempre lutarei por dias melhores a todos”, afirmou a homenageada.
Ainda estiveram no evento o vereador Paulo Landim (PT); as secretárias Clélia Mara dos Santos (Educação) e Maria José Scárdua (Planejamento e Participação Popular); a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Amanda Vizoná; além de familiares de Maria José Ferreira Gregório — Dirce (irmã), Gisele (filha), Zelimari (nora), Vitor (genro) e Pedro Henrique (neto).