Home Geral

Morre Elza Karan, criadora do Buffet Karan no final dos anos 60

721
Elza 114

Faleceu nesta terça-feira em Araraquara aos 87 anos, Elza Karan, talento da arte culinária que iniciou a criação do Buffet ao lado do marido Jesuíno em 1968.

Elza 114Em 2007, a paulistana Elza Karan, recebeu o título de “cidadã araraquarense”; naquela noite foto ao lado dos filhos Elizabete e Willian

Podemos dizer que a história de um dos buffets mais badalados do interior começou na Avenida Prudente de Morais, entre ruas São Bento e Padre Duarte, no final dos anos 60, começo dos anos 70. No início era apenas o casal Elza e Jesuíno Karan. Eles moravam na Avenida Prudente de Morais; bem em frente estavam os fundos da antiga Escola Industrial.

Aposentado na época, Jesuíno e a esposa passaram a fazer alguns pratos e tornaram-se pioneiros no sistema delivery, principalmente aos domingos. Elza a chefe e Jesuíno, quando não saia para a entrega dos pedidos feitos durante a semana, ficava a espera dos clientes na área da casa.

“Canelonni” e “capeletti” produzidos por Elza Karan, paulistana descendente de calabreses italianos conquistava o exigente paladar dos amigos, vizinhos e parentes de sua querida Araraquara . Era a prova de que suas mãos dedicadas e repletas de predicados construiriam um dos maiores e mais respeitáveis buffets do interior paulista.

Elza 113Momento importante na vida da empreendedora Elza Karan: o começo do buffet ao lado de dois profissionais e da sua equipe de garçons

Em 1972, eles estavam fortalecidos no mercado de rotisserie; à distância os filhos Elizabete e Willian acompanhavam o trabalho dos pais num período em que se dedicavam aos estudos. Elza e Jesuíno tornaram-se um exemplo como marido e esposa, chefes de uma família que prezava o respeito e o carinho pela cidade que experimentava as delícias proporcionadas pelas habilidades de Elza.

A partida de Jesuíno não apenas entristeceu Elza como deixou um enorme vazio no imenso círculo de amizades que o casal possuía. A esta altura o Buffet Elza Karan já estava consolidado.

Elza 115Elza Karan no aniversário da filha Elizabete 

Os clientes e a fama de excelente cozinheira cresciam continuamente, até que uma recepção oferecida a influentes políticos e grandes empresários marcaram definitivamente o nome de Elza Karam como uma grande chef de cozinha e especialista na arte de servir. Após intensivos cursos de culinária e aprimoramento dos garçons, o que até hoje é praticado constantemente por seus funcionários, em 1974 era constituída a empresa Buffet Karam.

Elza será velada a partir das 18h em uma das salas do Memorial Fonteri. Seu sepultamento está previsto para esta quarta-feira (20), 10h30, no Cemitério São Bento.

Elza 116Elza e sua intensa vida social sempre cercada das amigas