José Rubens de Barros
Foi sepultado no final da tarde deste domingo (29), José Rubens de Barros ou simplesmente ‘Zé Rubens’. Foi com ele, uma parte da história da cidade que ele tanto amava. Casado com a artista plástica e colunista social Angélica Bombarda, Zé Rubens, teve uma passagem marcante na história da cidade definida pelos amigos como de trabalho, coragem e principalmente pureza por suas ações de bondade.
Em plena juventude foi um dos participantes da criação da Banda Marcial do antigo Colégio São Bento, ao longo do tempo transformado em faculdade e hoje Uniara (Universidade de Araraquara). Para desempenhar função diretiva na banda contou com muitos amigos, entre eles Trindade, José Ignácio Pizzani, Altino e o professor Paulo Campos.
Com visão social e humanitária, Zé Rubens fundou o Clube dos 50 no final dos anos 60, realizando reuniões festivas com fins filantrópicos na fazenda do sogro Domingos Bombarda, proximidades da Usina Zanin. Eram 50 pessoas da nossa comunidade que desempenhavam importante função com o objetivo de minimizar as dificuldades encontradas pelos mais carentes. Foi também o Clube dos 50, responsável pela organização do Festival de Bandas Marciais, um dos maiores do país em seu genero, realizado anualmente no Estádio da Fonte Luminosa.
Essa disposição em organizar eventos acabou conduzindo Zé Rubens à presidência da Comissão Municipal de Turismo. O envolvimento lhe garantiu uma proximidade ainda maior com a comunidade, angariando o respeito e a admiração de todos. Nos últimos anos ele dirigia o Portal Angélica Bombarda, com notícias e fatos sociais da cidade.
Adoentado nos últimos dois anos, Zé Rubens caiu em sua residência cerca de um mês atrás, passando por uma cirurgia do fêmur. Sua recuperação contudo foi tornando-se difícil e neste sábado acabou falecendo, entristecendo a nossa cidade. Zé Rubens deixou além da esposa Angélica, dois filhos. Ele foi velado no Velório Municipal, por onde passaram dezenas de amigos desde às 8 horas da manhã e o sepultamento ocorreu no Cemitério São Bento.