Home Geral

Morre “Marinho” e com ele uma história de amor ao próximo

360
Marinho Capa

Aos 81 anos, Mario Ribeiro Cardoso lutava contra um câncer desde janeiro, não resistindo, faleceu na manhã desde domingo (9)

Marinho Capa

Faleceu neste domingo (9), Mario Ribeiro Cardoso carinhosamente chamado de “Marinho da Saúde”, pelos amigos.  Aos 81 anos, às 6h30 na Santa Casa de Araraquara.

Mario que foi diagnosticado com câncer em novembro de 2018, desde janeiro fazia uma peregrinação entre internações e tratamentos, segundo sua neta Izabela Ximenes.

Neste domingo não resistindo à doença, faleceu dormindo na Santa Casa. Mario era viúvo há exato um mês e deixa ainda 5 filhos, 9 netos e 4 bisnetos.

QUEM FOI MARIO

“Marinho”, caçula de cinco irmãos, nascido em Boa Esperança do Sul, mas araraquarense de coração, ajudava muita gente, resolvia problemas considerados difíceis, quase impossíveis, com um único objetivo, auxiliar o próximo.

Sempre solícito a quem lhe pedia ajuda nas questões da Saúde na cidade, era comum vê-lo nos Postos de Saúde, nas UPAS, para tentar resolver os problemas da melhor maneira possível. Era o verdadeiro anjo da guarda da população, pois de forma anônima, estava sempre pronto a buscar soluções, contando com o reconhecimento da comunidade e respeito dos profissionais da saúde.

Mario começou a trabalhar aos oito anos como engraxate, conheceu o engenheiro Nelson Barbieri que o convidou para trabalhar em sua construtora. Aos 17 anos, prestou concurso público no DER e aprovado exerceu a função de encarregado de terraplanagem.

Aposentado foi convidado a assessorar o deputado federal Marcelo Barbieri, por 12 anos exerceu o cargo, e em 2009 tornou-se coordenador executivo da Ouvidoria e Saúde do município de Araraquara, interlocutor da municipalidade junto às unidades de saúde.

Marinho interna

Em maio de 2014 por solicitação do vereador Jeferson Yashuda (PSDB), Marinho recebeu o título de cidadão araraquarense em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade.

Seu corpo está sendo velado no Velório Municipal e o enterro marcado para as 16h15.