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Mostra Audiovisual Wallace Leal: encontros com oficinas e bate-papos nesta sexta (17/12)

Oficina será ministrada por meio da plataforma Zoom, enquanto os bate-papos podem ser acompanhados pelo canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube

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Machado é responsável pela direção e roteiro da produção. (Foto: Reprodução)

Os encontros virtuais marcam a programação desta sexta-feira, 17 de dezembro, na programação da 10º Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues, com uma oficina e dois bate-papos gratuitos.

As atividades contam com: Oficina Virtual de cinema com o celular”, com Hiran Matheus (15h); bate-papo sobre “Perspectivas do cinema pós pandemia”, com Marcelo Machado e Ananda Guimarães (18h); e bate-papo sobre “Formação de redes e coletivos – a experiência do ICine, Fórum de Cinema do Interior Paulista”, com Bruna Epiphanio, Mariana Vita e Paulo Delfini (19h30).

Toda a programação é gratuita e as inscrições para a oficina ainda estão abertas; para as demais atividades, não há necessidade de inscrição.

CINEMA COM CELULAR
À tarde, às 15 horas, o cineasta Hiran Matheus ministra a oficina virtual de “cinema com o celular” pela plataforma Zoom. São 20 vagas e as inscrições ainda podem efetuadas (https://forms.gle/nTnDhNN3qebhW6t26).

A oficina apresenta uma abordagem sobre o uso de câmeras de celular para usos cinematográficos. As aulas serão divididas em um encontro mais expositivo sobre o uso nas duas últimas décadas do celular em espaços cinematográficos e um segundo encontro mais propositivo aos inscritos para o uso criativo das câmeras de celular para fins cinematográficos e artísticos.

Hiran Matheus é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Dedicou-se a realização de curtas-metragens, tendo diversas exibições com seus filmes pelo Brasil e em países como Israel, Colômbia, China, Equador, México, Reino Unido e Estados Unidos e Rússia, no tradicional festival universitário GERASIMOV. Sua atuação como curta-metragista em maior parte se deu através de câmeras de celular, que é tema de suas pesquisas, práticas, didáticas e interesses.

Atualmente cursa o Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual, PPGCine, também pela Universidade Federal Fluminense -UFF onde se aprofunda em suas pesquisas sobre o Cinema Mobile, assim como atua ministrando cursos, oficinas e palestras sobre o tema.

PERSPECTIVAS
O bate-papo “Perspectivas do cinema pós pandemia”, com Marcelo Machado e Ananda Guimarães, terá início às 18 horas, com mediação da curadora da Mostra Wallace Leal, Lívia Cabrera. A atividade será realizada pelo canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube.Sobre os participantes, vale destacar que Marcelo Machado foi um dos pioneiros na produção independente em vídeo no Brasil com o coletivo “Olhar Eletrônico”. No final da década de 80 migrou para a televisão, criando uma série de formatos inovadores como o “TV MIX” e as séries “Música Brasileira” para o canal Multishow e “A Verdade de Cada Um” para o canal Nat Geo. No cinema, concebeu e dirigiu os documentários de longa metragem “Ginga – Alma do futebol brasileiro”, e “Tropicália”, premiados e distribuídos internacionalmente. Também realizou “Com a Palavra Arnaldo Antunes” exibido na Netflix Brasil e mais recentemente “A Ponte de Bambu – Brasil/China”.Já Ananda Guimarães é fundadora da MOSCA – Mostra Audiovisual de Cambuquira, na qual atua na direção e produção desde 2005. Graduada em Imagem e Som pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e Especialista em Mídia, Informação e Cultura pela USP (CELACC/ECA), já atuou na produção de filmes de curta e longa-metragem, além de outros projetos culturais. Foi Produtora Cultural da AIC-Academia Internacional de Cinema em 2009 (São Paulo); programadora do Benedita Cineclube (Cambuquira,MG); educadora de oficinas audiovisuais do projeto CulturAção, entre 2012 e 14 (Suzano e São Paulo,SP) e do Projeto Super Curtas (Ferraz de Vasconcelos,SP) em 2016, ambos para público infantil e adolescente. Em festivais de cinema, integrou por 10 anos a equipe do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, que acontece simultaneamente em São Paulo e Rio de Janeiro, e já trabalhou no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, Cultura Inglesa Festival, FIM – Festival Internacional de Mulheres e na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Como programadora de curtas, já colaborou com o GSFF (Glasgow Short Film Festival, no Reino Unido) e com o projeto online Curtaflix. É curadora da programação de cinema do espaço Centro da Terra (SP), além das atividades regulares da Mostra MOSCA (@mostramosca).

Por fim, Lívia Cabrera é bacharel e Mestre em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense, é atualmente doutoranda na mesma instituição e realiza pesquisas na área de história do cinema brasileiro e mulheres no audiovisual. Tem experiência como atriz e também na produção de peças de teatro, filmes, festivais e mostras de teatro e cinema. Atualmente é programadora do Cine Arte UFF, sala de cinema com perfil universitário e comercial localizada em Niterói-RJ e é a curadora convidada da 10ª edição da Mostra Wallace.FORMAÇÃO
A última atividade desta sexta é o bate-papo sobre “Formação de redes e coletivos – a experiência do ICine, Fórum de Cinema do Interior Paulista”, às 19h30, no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube. Participam: Bruna Epiphanio, Mariana Vita e Paulo Delfini.

Bruna Epiphanio é produtora e diretora se utiliza das interações, das memórias e das conexões com o hoje para o exercício do documentar. Produziu o curta “Rancho da Goiabada” (2019. dir. Guilherme Martins) exibido na 24ª Mostra Tiradentes e é co-produtora do longa “Lo que queda en el camino” (2021. dir. Jakob Krese e Danilo do Carmo) exibido no 21º Festival Internacional de Guanajato, selecionado no DocsMX 21 e produtora do “Inscrições do tempo no corpo presente”(2020. dir. Kit Menezes).

Mariana Vita é produtora e comunicadora. Escreveu e dirigiu o longa-metragem “Ressentimento”, além de curtas-metragens de ficção e documentário. Ainda: integra o Plano Conjunto do Coletivo Audiovisual de Bauru.

Paulo Delfini é Mestre em Imagem e Som pela UFSCar e especialista em vídeo arte pelo Senac SP, curador de Mostras e Festivais pela EICTV – Cuba, diretor de fotografia, professor e realizador audiovisual desde 2003. Atua a frente da sua produtora Casa do Saci Audiovisual, trabalhou em 19 curtas, 3 longas, pilotos de televisão, documentários, filmes publicitários e educativos. É o representante titular da cadeira Cine/Foto/Vídeo no Conselho Municipal de Cultura de Araraquara.