Home Geral

Museus: Cinco opções de conhecimento para as férias

80

Araraquara é uma cidade privilegiada por possuir cinco museus, todos eles com programação contínua durante o ano, com exposições permanentes e temporárias. Por isso mesmo, visitar os museus da cidade é uma oportunidade ímpar para os interessados, que podem entrar em contato com um pouco mais da história e do patrimônio do município. Toda a programação é gratuita.

Os museus são: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara – MAPA, Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara, Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo e Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari.

Confira mais a programação dos espaços:

Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari – MIS

Fazem parte do MIS: a Discoteca Jofre David, com mais de 60 mil discos disponíveis para pesquisas e gravações; um acervo fotográfico com 3.500 fotos da cidade – todas digitalizadas, a fim de facilitar a consulta e preservar as obras originais; uma filmoteca, com mais de 1,5 mil fitas, em que os usuários podem consultar e assistir nas próprias dependências do MIS.

Os visitantes podem consultar o acervo, assim como ouvir músicas disponíveis. Vale lembrar que O MIS leva o nome do maestro José Tescari, que foi um dos fundadores do Conservatório Dramático e Musical de Araraquara, fundado em 1928. Tescari foi também o fundador, em 1943, da Orquestra Sinfônica de Araraquara e, em 1947, o Quarteto de Cordas.

O MIS funciona, em janeiro, de segunda à sexta-feira, das 9h15 às 17 horas, anexo ao prédio da Casa da Cultura (Rua São Bento, 909 – Centro).

 

Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara – MAPA

Este é um dos museus que mais atrai a atenção de crianças e jovens! Nestas férias é possível prestigiar as exposições permanentes: “Areias do passado, marcas no presente” e “Múltiplos olhares”, além da exposição temporária “Tecnologia lítica e os primeiros habitantes”.

“Areias do passado, marcas do presente” apresenta um cenário ilustrativo de como era o deserto em Araraquara há 140 milhões de anos”, contando a história dos dinossauros na região de Araraquara. As réplicas de dois animais, em tamanho natural (um do tamanho de uma pessoa e outro menor), também são destaques na mostra. Como se formaram as pegadas dos dinossauros e como elas se conservaram até hoje? Um painel ilustrativo e também uma linha do tempo ajudam a entender estas e outras questões.

Já a exposição “Mapa: múltiplos olhares” instiga o interesse do público sobre o universo da Arqueologia e da Paleontologia, para buscar uma visão ampla sobre o assunto e a história em Araraquara. A exposição destaca a atuação do Mapa, suas coleções, e a diferença entre Arqueologia e Paleontologia. Um painel, com uma Linha do Tempo, localiza e situa Araraquara e o Estado de São Paulo no contexto mundial. As sociedades humanas que viveram nos campos de Araraquara também são mote da exposição, assim como as arqueologias do século XXI, retratadas pelo acervo do Mapa – são 40 gavetas portando as mais representativas peças das coleções do museu.

Por fim, a exposição temporária “Tecnologia lítica e os primeiros habitantes”.

“Lítico” que – por meio de textos, fotos, ilustrações e vídeos – propõe uma mostra de técnicas de lascamento de pedra para produção de artefatos e ferramentas.

O MAPA funciona: de segunda à sexta-feira, das 9h15 às 17 horas (com horário de almoço das 12h30 às 14h); e aos sábados, das 9h30 às 12 horas. O MAPA está localizado à Rua Voluntários da Pátria, na esquina da Avenida Portugal, no Centro da cidade.

 

Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara

É em meio ao complexo esportivo da Fonte Luminosa que fica o Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara. O Museu está localizado à entrada da Arena da Fonte, que integra um complexo composto, pelo estádio da Ferroviária, piscinas, além do Gigantão, das quadras de tênis, vôlei e basquete e das pistas de skate.

Neste museu, o visitante além de conhecer um pouco sobre o esporte, pode conhecer a história da Ferroviária, o time de Araraquara que é um dos clubes de futebol mais tradicionais do interior do Brasil. Além do destaque do futebol profissional da Ferroviária, o museu conta com diversos materiais alusivos às modalidades esportivas praticadas em Araraquara.

Atualmente, a exposição permanente sobre Bazani – atleta campeão com a Ferroviária nos acessos de 1955 e 1966, no Tricampeonato do Interior (1967, 1968 e 1969) e na Taça dos Invictos (1970) – é um dos destaques. Também é possível conferir a exposição sobre o futebol feminino de Araraquara, “Guerreiras Grenás”.

Atente que a expografia do museu possui QR Code, um código de barras que pode ser escaneado através de um celular equipado por câmera e, assim, obter vídeos, imagens, textos e demais informações sobre as peças em exposição.

O Museu do Futebol e dos Esportes funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h30, e aos sábados das 9h30 às 12 horas.

 

Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria

O visitante pode neste mês de janeiro conhecer este antigo casarão no Centro da cidade, onde o museu funciona desde 1975. Mas ele já existia antes disso, em outro local, também, no Centro.

O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria foi criado em 1958 e aberto ao público em 1970. O espaço permaneceu em um casarão já demolido no centro de Araraquara até 1975, ano em que foi transferido para o atual imóvel.

Seu acervo reúne cerca de três mil peças, com destaque para: objetos de uso doméstico e de trabalho das antigas fazendas de café da região, itens de história natural e etnologia, móveis, documentos, equipamentos de uso pessoal e doméstico, objetos da Revolução de 32 e da 2ª Guerra Mundial e máquinas e equipamentos de comunicação e áudio.

O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados das 9h30 às 12 horas, e está localizado na região central de Araraquara, à Praça Pedro de Toledo, s/nº, no Centro da cidade. Mais informações: (16) 3322-4887.

 

Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo

O Museu Ferroviário apresenta em suas salas de exposições mostras de diversos tipos de objetos, indo de ferramentas a material gráfico da Estrada de Ferro de Araraquara (EFA). São ferramentas das oficinas, objetos dos vagões (luminária, peças de lavatório, fechaduras de portas, ferramentas pesadas, lampiões, lanternas), além do material gráfico, com livros e cadernos da Cia. Paulista de Estrada de Ferro, com relatórios, lista de compras, estatutos, carteirinhas de ferroviários – entre outros.

No saguão superior conta com: Sala dos Ferroviários, Salão Principal e um auditório. Na Sala dos Ferroviários, com antessala, podem ser vistas fotos dos formandos da EFA, uniformes de ferroviários, além de uma foto gigante dos operários – com mais de 200 pessoas – na Oficina da EFA, em 1932, em Araraquara. Nesta sala também há uma TV que circula imagens da EFA e da Cia. Paulista.

No Salão Principal há um painel de 7,5 metros denominado “Linha do Tempo”. O visitante pode observar a história da ferrovia, década a década, de 1830 até os dias de hoje. Com material didático, a Linha do Tempo apresenta um panorama da ferrovia no mundo, no Brasil, e em Araraquara.

O objetivo do Museu Ferroviário é contribuir para que araraquarenses e turistas possam conhecer uma parte da história de Araraquara que, a exemplo de tantas outras cidades do Estado, cresceram e se desenvolveram com a chegada da ferrovia. As peças em exposição foram utilizadas entre os séculos XIX e XX e refletem uma época de grande importância para a história da ferrovia.

O Museu Ferroviário de Araraquara funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados das 9h30 às 12 horas, e está localizado na região central de Araraquara, à Rua Antônio Prado, s/nº (na antiga Estação Ferroviária). Mais informações: (16) 3332-3739.