Além de ser um alerta à classe política, a igreja católica sai em defesa do povo e pede através da música, que sejam enviados novos líderes e gente honesta
Posse do padre Celso e diáconos, permanentes e transitórios na Igreja de Nossa Senhora das Graças (fevereiro 2017). Foto: Silvia Ferraz
As igrejas católicas de Araraquara, segundo consta, foram orientadas a apresentar em sua seleção musical durante as missas, a composição do padre Zezinho – ‘Nênia, por um povo sofrido’, coincidentemente num período eleitoral para a escolha do novo presidente da República, em que a disputa mobiliza dois setores extremamente antagônicos – direita e esquerda, representados por Jair Messias Bolsonaro e Fernando Haddad.
A Igreja Nossa Senhora das Graças, na Fonte Luminosa, foi a primeira a apresentar aos seus fiéis e frequentadores das missas a música. “A melodia nos foi encaminhada há cerca de dois meses, tão logo ocorreu o lançamento para sua divulgação. É composição do padre Zezinho e temos procurado difundi-la, da mesma forma que outras paróquias devem fazê-lo”, disse Luciano Augusto Brondino, coordenador musical da igreja localizada na Fonte Luminosa.
De maneira imparcial e sem demonstrar tendências, a paróquia busca através da música conscientizar o eleitor sobre suas escolhas: “É teu povo que não sabe mais o que fazer, já não sabe mais a quem seguir, enganado, injustiçado e sem ninguém, confiou e foi traído pelos grandes”, é a parte inicial da composição, mostrando o desânimo do povo que esta à caça de novas lideranças.
Na sequência, dentro da composição há um apelo: “Tem piedade de nós, tem piedade do teu povo, confiamos e mentiram para nós, manda-nos profetas, manda gente honesta, manda novos líderes, estes de agora não nos amam”.
A parte da música considerada como a mais crítica aos políticos, está na terceira estrofe quando o compositor entra diretamente nas eleições afirmando que “é teu povo que não sabe o que esperar, já não sabe mais em quem votar, trapaceado e sem ninguém confiou e foi traído lá nas urnas”.
Neste final de semana, nas missas de sábado e domingo, o padre Celso José Maximinio, que assumiu a paróquia em fevereiro do ano passado, antes da música, pediu – “Rezemos para que Deus nos envie profetas, pedindo que Deus nos ajude a escolhermos aqueles que estarão à frente da Nação”.
CLIQUE NA FOTO E OUÇA A MÚSICA DO PADRE ZEZINHO