Palestrante discorreu sobre vários assuntos sem perder o foco principal: a política de Collor de Mello até Jair Bolsonaro agregada na economia brasileira
Ivo Dall’Acqua (vice-presidente da FecomercioSP), Antonio Deliza Neto (presidente do Sincomercio) e o palestrante Paulo Delgado
Por mais de duas horas, Paulo Delgado – como ele próprio tem se identificado ao longo da sua carreira, proferiu palestra no auditório do Sincomercio Araraquara nesta quarta-feira (13) para um seleto grupo de empresários. Mais de 100 convidados acompanharam a iniciativa do Sindicato do Comércio Varejista que teve apoio da Zitune Empreendimentos Imobiliários, empresa que em nossa cidade está lançando o Residencial Tivoli, em ponto privilegiado. O acontecimento fez parte do projeto Conversa de Balcão, organizado pelo Sincomercio.
Sociólogo, Pós-Graduado em Ciência Política, Professor Universitário, Deputado Constituinte em 1988, com mandatos federais até 2011, Paulo Delgado impressionou os participantes do encontro pela forma simples com que se manteve o tempo todo.
Auditório do Sincomercio lotado
Por sinal, simplicidade foi uma das palavras-chave que ele utilizou na palestra para focar o começo da gestão Jair Bolsonaro na presidência da República, citando “a necessidade de uma equipe harmoniosa ao seu lado e pessoas que respeitem a hierarquia funcional”. A maneira com que conduziu a explicação parecia demonstrar então, naquele momento, que público e palestrante já se conheciam há muito tempo e sincronizados em uma única linha de conhecimento.
A IMPORTÂNCIA DO TEMA
O evento foi aberto pelo presidente do Sincomercio, Antonio Deliza Neto, que ressaltou a interação entre a entidade e os associados, bem como a proposta de parceria com a Zitune Empreendimentos. Deliza destacou que o sindicato neste primeiro semestre terá vários eventos proporcionando ao empresário – conhecimento para a conquista de novos negócios. “É verdade que estamos unidos em torno de propostas que se aliem ao momento que vivemos, ao período de transformação tecnológica e aos novos formatos que permitem proporcionar melhores resultados no varejo.
Ivo Dall’Acqua Junior, vice-presidente da FecomercioSP, argumentou que o Sincomercio tem a visão de “oferecer para as cabeças das pessoas, matéria prima que lhes proporcione reflexões, e que quando se fala em mudança a pessoa tem que se compenetrar que as mudanças começam a partir de nós mesmos”.
Durante a entrevista Ivo chegou a mencionar um pensamento de Einstein – que as pessoas que imaginam poder ter resultados diversos fazendo sempre as mesmas coisas da mesma forma, ou estão malucas ou são ignorantes. “A gente para mudar tem que participar do processo e assumir a parte que nos cabe nisso, mas os processos são complicados. Estou vivendo agora os processos negociais, onde as representações de empregados ainda não entenderam. Então não é só o país que está precisando mudar, o mundo mudou, a vida é outra e nós temos que nos reinventar”, disse.
Laércio Grilli Grande (diretor do Sincomercio), Deliza Neto (presidente do Sincomercio), Paulo Delgado (palestrante), Odilon Bado Castriota (SCDU Urbanismo) e Elias Zitune (Tivoli)
Para o vice-presidente da FecomercioSP, a palestra realizada é uma matéria-prima, um componente, um estímulo, para os nossos empresários terem mais informações, refletirem, poderem enxergar o que vai ocorrer e principalmente participar.
Já o presidente do Sincomercio, Deliza Neto entende que o capital, o trabalho e o conhecimento devem andar juntos e salienta que a função primordial da atividade sindical patronal ou de qualquer uma delas no Brasil, precisa desenvolver essa prestação de serviços, precisa ser esse desenvolvimento de idéias, apresentar essa inovação para o empresário e provocá-lo para participar da mudança que o Brasil precisa.
Após a palestra os convidados foram recepcionados em um coquetel oferecido pelo Residencial Tivoli.