
Morre Feiz Mattar, 86 anos, integrante da história política e empresarial da cidade
Feiz Mattar, uma perda irreparável para a nossa cidade
Será sepultado no final da tarde desta segunda-feira (05) no Cemitério São Bento, o empresário do setor imobiliário Feiz Mattar. Ele faleceu nesta madrugada e o seu corpo está sendo velado no Velório da Funerária Bom Jesus (Sala Diamante).
Embora nascido na cidade de Pirajuí, Feiz Mattar desde a metade dos anos 60 encontrava-se em Araraquara contribuindo de forma decisiva com o nosso desenvolvimento econômico; ele veio trazido pelas mãos do empresário paulistano Omar Maksoud e foi o responsável pela comercialização de um dos primeiros edifícios residenciais da nossa cidade: o Rosa de Ouro, na Rua Gonçalves Dias, esquina com a Portugal.
Devido o sucesso do primeiro empreendimento de Maksoud em Araraquara, logo ambos partiram para uma outra investida: a construção do Rosa de Prata, na Rua Expedicionários do Brasil. Na mesma região, Maksoud construiu um outro prédio.
Ambos criaram um relacionamento muito forte no mundo dos negócios na região e a confiança em Feiz Mattar levou o empresário a construção de um distrito industrial, proximidades do Pau Seco, onde também surgiu o Posto Tati.
Envolvido com a política e onde nela se tornou presidente do PDS, após a extinção da Arena, Feiz Mattar e Omar Maksoud chegaram a apresentar ao então prefeito Waldemar de Santi um projeto que antecipava o futuro da cidade e o que ele chamava de Estacionamento Subterrâneo que envolveria o quarteirão fronteiriço a Praça da Matriz.
O projeto previa a desapropriação de prédios existentes entre as ruas 9 de Julho e São Bento, envolvendo as Avenidas Brasil e São Paulo. A ideia chegou a ser discutida por vários meses, mas acabou sendo abortada; a previsão de ambos, Macksoud e Mattar, era de que a cidade viveria no futuro uma série de dificuldades com estacionamento de veículos.
Por vários anos, Feiz Mattar se enraizou na política e por ser o representante oficial do ex-governador Paulo Maluf, convenceu De Santi a sair do MDB e ingressar no PDS; comentou-se na época que a troca partidária valeu para a nossa cidade a construção do novo Terminal Rodoviário de Passageiros, o que seria uma outra antecipação do futuro colocando o prédio bem próximo da Rodovia Washington Luiz.
Frequentador de eventos políticos e sociais, Feiz Mattar pertenceu ao Lions Clube Santa Cruz onde foi presidente; durante o governo De Santi participou da chamada Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Já no último mandato do ex-prefeito foi secretário de Desenvolvimento Econômico.
Quando da administração de Marcelo Barbieri, o empresário assumiu a Vigilância Sanitária organizando inúmeras campanhas relacionadas ao combate da dengue.
Nos anos 70 ainda, Feiz Mattar trouxe seu irmão Michel Mattar para ajudá-lo na comercialização dos empreendimentos de Maksoud em Araraquara; passados três anos, Michel assumiu a sucursal da Revista O Cruzeiro, em São Paulo, quando iniciou-se um movimento para que a publicação fosse retomada.
Feiz Mattar deixa a esposa Magali, três filhos e trabalhos inesquecíveis que Araraquara jamais esquecerá.