Home Geral

Pela primeira vez na sua história, Araraquara tem um candidato ao Senado

314
Marcelo 34

Araraquara já teve até candidato ao cargo de vice-governador, mas nunca um postulante ao Senado

Marcelo 34Luís Henrique Scabello de Oliveira e Marcelo Barbieri conversam no início do Painel de Debates

Marcelo Fortes Barbieri nasceu em Araraquara, filho de uma das mais ilustres famílias da cidade, é filho de Nelson Barbieri – engenheiro e empresário da construção civil e sobrinho de Waldo Barbieri – destacada liderança ruralista e diretor da Canasol entre os anos 60 e 70 – e ainda hoje, sua família é produtora de cana e associada à nossa entidade.

Foi com esse perfil que Marcelo participou no sábado (29) de um Painel de Debates na Associação dos Fornecedores de Cana, a convite da Canasol e do Sindicato Rural, entidades presididas respectativamente pelo agrônomo Luís Henrique Scabello de Oliveira (neto do ex-prefeito Benedito de Oliveira) e Nicolau de Souza Freitas.

Mais de 200 produtores de cana tomaram parte do evento organizado pela primeira vez na história das entidades que reforçam assim seus objetivos de uma participação mais forte nas políticas públicas da cidade. Juntando os associados de ambas são mais de 2 mil membros, o que demonstra a importância da classe que atua no agronegócio.

MARCELO BARBIERI

Marcelo tem 61 anos, é casado e pai de quatros filhos. É formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, onde se envolveu diretamente com a luta pela democracia no Brasil. Um dos mais ativos líderes estudantis, em 1975 Marcelo Barbieri entrou para a política, filiando-se ao MDB em 1976. Já em 1979 foi eleito vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Em 1990, elegeu-se deputado federal, ocupando o cargo na Câmara dos Deputados, em Brasília, por 14 anos. Como parlamentar, foi relator do Orçamento da União, titular de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática durante as discussões sobre a abertura do setor de telecomunicações no Brasil. Graças às suas atuações, Marcelo Barbieri foi considerado um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

ÚNICO CANDIDATO COM EXPERIÊNCIA MUNICIPALISTA

Marcelo 35Roberto Massafera e Marcelo Barbieri, duas lideranças políticas da cidade na Canasol

Marcelo Barbieri elegeu-se prefeito de Araraquara em 2008. Pelo seu grande trabalho realizado na primeira gestão, reelegeu-se em 2012. Na Prefeitura, ampliou as redes de saúde, educação e assistência social e desenvolveu um grande programa de habitação popular. E ainda colocou em prática sua principal proposta de campanha: a reabertura da Maternidade Gota de Leite.

Marcelo Barbieri realizou, mesmo diante da crise econômica do país, uma administração desenvolvimentista, com 330 obras executadas. Também foi o responsável em levar muitas empresas para Araraquara, gerando mais empregos e incrementando, com isso, a economia da cidade.

Encerrou o seu mandato com o título de Município Eficiente, sendo destaque em reportagem especial da Folha de São Paulo, de 28 de agosto de 2016. Só quem já fez sabe como fazer o melhor para os municípios, hoje revelam seus militantes. E essa experiência, Marcelo Barbieri vai levar para representar São Paulo.

A VOZ DOS MUNICÍPIOS NO SENADO

Impossível falar de Marcelo Barbieri sem mencionar sua cidade natal, Araraquara.

Palco de grandes desafios e conquistas, e fonte de inspiração para abraçar a causa municipalista. Marcelo Barbieri lutou pelo interior de São Paulo enquanto deputado federal. E como prefeito, tornou-se líder regional, mantendo empunhada a bandeira democrática com sua atuação na Associação Paulista de Municípios.

Ele comenta que, junto com Paulo Skaf pretende colocar em prática uma administração moderna, ágil, visando fortalecer o vínculo com os municípios, promovendo uma ampla reforma tributária, criando políticas educacionais e mais investimento na saúde pública.

Ainda no Senado, pretende fortalecer o vínculo com os municípios, uma vez que foi vice-presidente da Associação Paulista de Municípios. Vai lutar por uma ampla reforma tributária em favor dos municípios, além de criar políticas para a educação e habitação. A Canasol e o Sindicato Rural entendem que, a ligação familiar de Marcelo Barbieri com a agricultura, especialmente com os fornecedores de cana, o credencia para ser o candidato representante do agro paulista no Senado Federal.