Home Geral

Plenária LGBT elege implantação de ambulatório para população trans

70

Lgbt INTERNA CAPA Plenária LGBT do Orçamento Participativo no Teatro Wallace 08jun18 Celso Luís Gallo 2Plenária LGBT do Orçamento Participativo, no Teatro Wallace

A implantação de um ambulatório para a população trans em Araraquara, com atendimento médico especializado e profissionais capacitados, venceu a votação da plenária temática LGBT do Orçamento Participativo, na noite de sexta-feira (8), no Teatro Wallace Leal Valentim Rodrigues.

 Agora, a proposta será incluída no Orçamento da Prefeitura para ser executada em 2019. “Com a plenária LGBT, estamos reconhecendo que a comunidade tem direitos e protagonismo cidadão. E isso significa muito da perspectiva política, do reconhecimento histórico. Estamos construindo uma cidade cada vez mais igualitária e que luta contra o preconceito”, afirmou o prefeito Edinho na plenária.

“É uma forma de, de fato, tirar essa sigla LGBTQIA+ da marginalidade social”, afirmou a assessora de Políticas LGBT, Filipe Brunelli — LGBTQIA+ é a sigla para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexuais, Assexuais e todas as outras identidades de gênero e orientações sexuais.

Representando a Câmara, a vereadora Thainara Faria (PT) ressaltou a importância da união da comunidade LGBT. “Nós temos trazido o tema à discussão, mas ainda é muito difícil. Por isso, nós precisamos da militância unida, trazendo sempre as demandas”, declarou Thainara.

Para a população presente, o espaço é essencial. “Ter uma plenária LGBT é muito importante para essa minoria estar representada e, como cidadã, a gente saber o que pode ser implementado e opinar também, ou seja, participar ativamente da sociedade e ter uma noção do que está acontecendo”, disse Laura Pacheco.

“Esse Orçamento Participativo é extremamente importante para ouvir não só as trans, mas a sigla LGBTQIA+”, afirmou Raul Nogueira. “Nossa comunidade tem vários projetos que normalmente não são ouvidos. Agradeço a todos que nos escutam, porque a gente quer voz.”

Ainda estiveram presentes o vereador Toninho do Mel (PT), a deputada estadual Márcia Lia (PT), a presidente do Conselho Municipal LGBT, Natália Munroe, além de secretários, coordenadores e gestores da Prefeitura.

Lgbt INTERNA Plenária LGBT do Orçamento Participativo no Teatro Wallace 08jun18 Celso Luís Gallo 4Prefeito Edinho Silva falando durante a plenária do OP

​​PRÓXIMAS PLENÁRIAS

O Orçamento Participativo prossegue nesta quarta-feira (13), com a Plenária da Cidade, às 19h, no antigo Clube Estrela. Nessa plenária, será eleita uma obra ou investimento que beneficie toda cidade e esteja dentro dos três temas mais votados no OP Digital no site da Prefeitura.

No sábado (16), no Teatro Wallace, às 9h30, é a vez da plenária temática das Mulheres. A última plenária do OP será na próxima segunda-feira (18), no salão da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Bairro dos Machados, às 19h, pela Região 11, reunindo moradores das sub-regiões dos Machados e do Assentamento Bela Vista.

Confira a programação completa do OP e a divisão da cidade em regiões no site da Prefeitura: http://www.araraquara.sp.gov.br