Home Geral

Prédio da Estação de Tratamento de Água – ETA Fonte corre risco de desabamento

131

O Daae informa que abrirá uma licitação ainda em junho para que a reforma do prédio seja executada 

Eta Fonte 01

A informação do rebaixamento estrutural no prédio da Estação de Tratamento de Água – ETA Fonte, chegou a redação do RCIAraraquara, através de funcionários da autarquia, que temem possível acidente com técnicos que continuam a trabalhar no local.

Segundo o servidor que prefere não se identificar, o perigo é eminente e que nada havia sido feito por parte do Departamento Autônomo de Água e Esgoto para garantir a segurança de funcionários, que, denunciam há tempos o estado de abandono em que se encontra o prédio. “Fizeram uma pintura para esconder as fissuras”- afirmou ele.

WhatsApp Image 2019 06 08 at 13.35.15Foto da parte interna da Estação enviada ao Portal RCIA

Nesta Estação onde os filtros são lavados para que se garanta a qualidade da água, os problemas vêm de longa data, pois se trata de um prédio histórico de Araraquara e está inclusive indicado para tombamento e preservação pelo Plano Diretor, portanto requer cuidados que ao longo dos anos fica claro – não houve.

Em agosto de 2018, servidores do DAAE denunciaram às péssimas condições do prédio; na oportunidade a autarquia que estava sob aos cuidados do superintendente Marcos Isidoro informou que deveria concluir em 90 dias um estudo e diagnóstico das condições operacionais e de tratabilidade da Estação. Esse trabalho segundo a autarquia era necessário para dar embasamento técnico visando a reforma civil e estrutural do prédio, incluindo o processo de tratamento de água.

“A partir da conclusão deste estudo, que está sendo feito por empresa contratada, será elaborado o projeto de recuperação e reforma da ETA. Na sequência, com o valor da obra já calculado, a autarquia dará início ao processo de licitação para contratar a empresa que vai executá-lo”, dizia a nota em 2018.

WhatsApp Image 2019 06 08 at 13.35.16 1

A inauguração da Estação de Tratamento de Água da Fonte Luminosa – ETA Fonte, foi realizada no dia 22 de agosto de 1948, na gestão do Prefeito José dos Santos, momento em que a cidade completava 131 anos.

O QUE DIZ O DAAE

 Questionado sobre a situação atual do prédio o Daae informa que a equipe técnica da autarquia verificou as ocorrências de recalques (rebaixamentos) nas estruturas do prédio da Estação de Tratamento de Água – ETA Fonte e a evolução desses recalques está sendo monitorada.

Por precaução e atendendo a solicitação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e do setor de Segurança do Trabalho do Daae, os servidores que prestam serviço no local e os equipamentos necessários para a prestação dos serviços, foram realocados, antecipadamente, para outro local, pois essa medida será necessária para o início das obras de reforma do prédio.

Para solução definitiva dos problemas verificados, será necessária a contratação de empresa especializada na realização dos serviços de reforma das fundações, projetos e laudo estrutural, além de projeto hidráulico.

Por conta dessa reforma, já foi providenciada pela autarquia autorização para reforma ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara (Compphara), pois o prédio tem valor histórico para o município e não pode ter sua característica arquitetônica alterada. Além disso, foi solicitado crédito suplementar de R$ 360 mil, aprovado por meio de Projeto de Lei, pela Câmara Municipal e no próximo dia 19 de junho, será a abertura da licitação para contratação de empresa especializada para realização de reforço da fundação.

Ressalta-se que, enquanto essas medidas estão sendo tomadas, os serviços de tratamento de água da Fonte não serão interrompidos.

WhatsApp Image 2019 06 08 at 13.35.17