Home Geral

Prefeito sanciona Lei de Yashuda que homenageia o professor José Arana Varela

74
Aranha Varela

Em ato solene realizado na Prefeitura nessa quinta-feira (9), o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, sancionou a Lei nº 9.561, de 8 de maio de 2019, de autoria do vereador Jéferson Yashuda (PSDB), que denomina Rua Professor José Arana Varela a via pública da sede do Município conhecida como Rua “E” do loteamento Residencial Monte Carlo, com início na Avenida “D” e término na Avenida “J”, no mesmo loteamento. O projeto já havia sido aprovado por unanimidade dos vereadores.

A denominação da via pública é uma homenagem ao professor José Arana Varela, falecido em 17 de maio de 2016, aos 72 anos de idade, após três anos de luta contra o câncer. “Com esta singela homenagem, sinalizamos para a importância de valorizar nossos cientistas, especialmente neste momento em que há contingenciamento de recursos para a Ciência e Educação no Brasil. O professor José Arana Varela foi um expoente na ciência dos materiais, com seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior”, disse Yashuda.

Professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista, em Araraquara, Varela foi o primeiro docente da Unesp a assumir o cargo de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP. Foi também membro do Conselho Superior da Fundação de 2004 a 2010 e seu vice-presidente de 2007 a 2010.

Varela foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, fundador e diretor da Agência Unesp de Inovação e coordenador em Inovação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

Era membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, da Sociedade Brasileira de Física, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.

Sobre o Professor

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1975) e doutorado em Materiais Cerâmicos – University of Washington (1981). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, membro do conselho superior e Vice-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP – membro do Conselho de Tecnologia da FIESP, Diretor da Agência UNESP de Inovação, membro da Academia Internacional de Cerâmica e membro do corpo editorial das seguintes revistas: Ceramics International, Science of Sintering, Cerâmica, Materials Research. Publicou mais de 500 artigos em revistas internacionais, possui 15 pedidos de privilégios e gerou mais de 500 trabalhos em Congressos nos últimos 13 anos. Desenvolveu mais de 35 projetos e convênios com os governos: Federal e Estadual e também com empresas. Orientou e co-orientou mais de 50 teses e dissertações. Recebeu mais de 20 prêmios e menções honrosas, incluindo o Prêmio Épsilon de Ouro da Sociedade Espanhola de Cerâmica e Vidro. Mantém forte intercâmbio com instituições nacionais e internacionais de pesquisa na Espanha, França, EUA, Eslovênia e Itália. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Filmes finos, materiais ferroeletricos e dieletricos, varistores, propriedades de contorno de grãos e sinterização.