Home Geral

Prefeitura desmente venda do DAAE para chineses e diz que departamento será fortalecido

154
Edinho 76

Após saída de Ciro Almeida Leite e Marcos Isidoro, da superintendência do DAAE, a ida de Donizete Simioni para administrar a autarquia, surgem as especulações de negociação envolvendo o departamento. Prefeitura desmente.

Edinho 76Prefeito garante que DAAE não será vendido

Quinze meses depois de ter visitado a República Popular da China, governada pelo Partido Comunista Chinês, nas redes sociais o prefeito Edinho Silva é questionado sobre a suposta venda do DAAE – Departamento Autônomo de Água e Esgoto aos chineses. Antes que o assunto ganhe força, a Prefeitura Municipal através da sua Secretaria de Comunicação respondeu em nota a indagação feita pelo Portal RCIARARAQUARA.COM, se de fato está nos planos de Edinho Silva a comercialização do departamento que hoje representa a maior fonte de recursos do município.

A venda do DAAE aos chineses ganhou espaço nas redes sociais após a saída de Donizete Simioni, da Secretaria de Finanças da Prefeitura, assumindo o cargo de superintendente do DAAE, ainda no ano passado, em substituição ao engenheiro Ciro Almeida Leite que comandava a autarquia.

A ida de Edinho à China teria aborrecido Ciro que decidiu abandonar a superintendência pouco tempo depois do retorno de Edinho; assumiu a função, Marcos Isidoro, que logo depois se demitiu com a explicação de que melhor seria trabalhar na iniciativa privada.

Com Simioni no DAAE o prefeito Edinho passou a ter uma ligação mais direta com o setor que domina o abastecimento de água e o tratamento de esgoto em Araraquara e logo, com o apoio da maioria dos vereadores, o departamento comprou o Estádio do Estrela por quase R$ 7 milhões, anunciando a expansão para melhor atendimento ao público.

NA CHINA

Em setembro de 2017, o prefeito Edinho Silva se ausentou da cidade para duas viagens internacionais. Ele ficou 16 dias fora e nesse período, seu vice, Damiano Neto, assumiu as funções de chefe do executivo. Na época, Edinho disse que ia em busca de investimentos para Araraquara e também para participar de um intercâmbio governamental nas áreas de gestão e de desenvolvimento econômico.

Ele viajou então à China e ministrou palestra em Cabo Verde, em evento organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), OIT (Organização Internacional de Trabalho) e PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Também comentou na oportunidade que agenda internacional não geraria custos à Prefeitura, pois as viagens seriam custeadas pelos organizadores das visitas.

A primeira viagem, entre os dias 16 e 27 de setembro, foi à República Popular da China, representando Araraquara em visitas de intercâmbio na capital do país, Pequim, e na Província de Guangdong. Edinho conheceu projetos locais, como o de combate à pobreza, e visitou empresas de importância mundial, como a Huawei (líder global em tecnologia de soluções de informação da indústria e das comunicações) e a Gree (líder mundial em fabricação de equipamentos de ar-condicionado), entre outras empresas interessadas na América Latina. Neste período, confessou o prefeito a China apresentaria seu planejamento estratégico e as possibilidades de expansão de parcerias pelo mundo.

O DESMENTIDO

Para a Prefeitura Municipal, diz a Secretaria de Comunicação, a notícia não tem qualquer lastro na realidade. E completa: “Ao contrário. O prefeito Edinho, desde o primeiro dia de governo, afirma e reafirma que enquanto for prefeito, o DAAE será fortalecido enquanto órgão público gestor de saneamento ambiental”.