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Prefeitura é questionada sobre gastos com aluguel de carros

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Frota 01

Zé Luiz apresentou ao Executivo pedido de informações sobre locação de veículos.

Frota 01Caminho para desfazer a frota

O vereador Zé Luiz (Zé Macaco – PPS) encaminhou requerimento ao Executivo, na Sessão Ordinária da terça-feira (18), solicitando informações sobre aluguéis de carros pelo executivo.

No intuito de verificar se os recursos do Município estão sendo devidamente aplicados pela Prefeitura para o bem-estar da população, como ressaltou o parlamentar, Zé Luiz pede informações de quantos contratos de locação de veículos foram firmados nos anos de 2017 e 2018, quais contratos foram renovados e quais foram fechados pela atual administração.

No documento, o vereador também pede esclarecimentos detalhados sobre custos e prazos dos contratos, a quantidade de carros, modelos, onde estão alocados e o custo mensal de cada veículo. Zé Luiz questiona ainda se há estudos comparativos entre as opções de locação e compra de veículos. O objetivo é avaliar se a locação é eficiente e atende os interesses da administração municipal e da população.

“Minha função como vereador é garantir que o dinheiro esteja sendo corretamente aplicado, para que haja constante melhoria na qualidade de vida e no bem-estar da população. Por isso, faço esses questionamentos, com a intenção de saber se o dinheiro está sendo investido da melhor maneira”, ressaltou Zé Luiz.

EM SOROCABA

Frota 02Prefeitura de Sorocaba acaba com a frota

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Administração (Sead), adotou ações para otimizar o uso dos veículos da frota. O principal objetivo é gerar economia aos cofres públicos. A primeira medida praticada é a diminuição da frota própria, em parte substituída por veículos locados, bem como uma mudança na metodologia de agendamento e uso dos veículos. Num primeiro momento, a expectativa é obter uma redução de 30% nos gastos com combustível.

A Administração Municipal conta com 408 veículos de diversos tipos e cerca de 130 deles serão leiloados. “Estes veículos estão ruins, não andam e a depreciação é muito maior que o valor do veículo”, diz o diretor da Área de Administração e Serviço da Sead, Carlos Alberto de Carvalho.

Um exemplo é um carro Gol, ano 2001. “Esse veículo pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) de 2014, vale R$ 9.827,00. Só que em 2014 a despesa com esse carro foi de R$ 5.207,50. A média de depreciação é de 20% ao ano.” Outro exemplo é um Gol, 2006, onde a Prefeitura teve uma despesa de R$ 19.000,00, para um veículo que pela tabela Fipe de 2014, vale R$ 18.745,00.