Home Destaques

Primeiro caso de coronavirus no Brasil é confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz

Paciente que estava em viagem pela Itália foi enviado para casa e ficará em quarentena

124

Nesta quarta-feira (26), o Brasil teve seu primeiro caso confirmado de coronavírus. O paciente, um homem de 61 anos, chegou da Itália, país que viu seus casos aumentarem na última semana. Após ter resultado positivo para o teste inicial, o Instituto Adolfo Lutz confirmou o diagnóstico após a realização da contraprova, segundo a Reuters.

Após 12 dias no país europeu, o homem procurou o hospital após apresentar os sintomas da doença – tosse seca, febre, dor de garganta e coriza – e foi enviado para casa para um período de 14 dias de quarentena . Ainda na terça-feira (25), o hospital Albert Einstein iniciou oficialmente as medidas necessárias após o registro do caso suspeito. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou a análise de toda a lista de passageiros do voo em que o homem voltou para São Paulo e irá informar às secretarias estaduais de Saúde o destino final de cada viajante para maior controle da situação.

Em nota, o hospital afirmou que o paciente passa bem e que continuará sendo monitorado, assim como todas as pessoas que tiveram contato com ele. Nesta quarta-feira, uma coletiva de imprensa deve ser realizada e, logo após, o Ministério da Saúde vai se pronunciar oficialmente.

No mundo todo já são mais de 80 mil pessoas contaminadas, com mais de 2.700 vítimas fatais. Diversos eventos públicos têm sido cancelados desde o início do ano por conta da epidemia, que tem ameaçado até mesmo a realização das Olimpíadas, marcadas para acontecer em Tóquio.