
Encontro com pesquisadores de todo o país refletiu sobre formação inicial dos docentes
Objetivo do encontro foi contribuir para o debate educacional no Brasil ao investigar algumas práticas formativas inovadoras
Nos dias 26 e 27 de março, o professor Amadeu Moura Bego, da Unesp de Araraquara, e outros professores de diferentes universidades do Brasil se reuniram no auditório do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC) para refletir sobre a formação inicial dos docentes brasileiros. O encontro teve a participação da pesquisadora parceira Katherine Merseth, professora sênior da Escola de Educação da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
A atividade foi uma das ações desenvolvidas na segunda etapa da pesquisa “Ensinando professores a ensinar: um estudo sobre práticas formativas na formação inicial docente”, coordenada por Gabriela Moriconi, pesquisadora da FCC.
Trata-se de uma parceria entre a FCC e a Universidade de Harvard, com o objetivo de contribuir para o debate educacional no Brasil ao investigar as práticas formativas inovadoras utilizadas por formadores em cursos de licenciatura.
Ao longo dos dois dias de discussão, Katherine ouviu atentamente os relatos das iniciativas desenvolvidas pelos onze formadores presentes. Ela afirmou “estar impressionada com a qualidade do trabalho desenvolvido por eles”. Alguns desses projetos foram destaque do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques e estão disponíveis na página oficial do Prêmio. Os materiais, apresentados em detalhes, podem ser obtidos no link Série Textos FCC.
Para o professor Amadeu Bego, docente do Instituto de Química da Unesp de Araraquara e um dos vencedores do Prêmio na Edição de 2016, participar do evento foi uma oportunidade singular em vários aspectos. “O encontro foi um espaço de congregação de professores formadores do Ensino Superior de diversas partes de nosso país e nos deu a oportunidade de ouvir relatos de experiências didático-pedagógicas altamente inovadoras. Esta partilha de conhecimentos, experiências e vivências podem ser incorporadas e multiplicadas em nossas práticas locais”, apontou o docente de Araraquara.
“A participação da professora Katherine K. Merseth, uma profissional de vasta experiência com atuação em uma das universidades mais importantes do mundo, contribuiu para formação e, sobretudo, inspiração para todos nós que atuamos e militamos na formação de professores no Brasil”, destaca.
Gabriela explica que o encontro buscou reunir a equipe de pesquisadores, a parceira na realização do estudo, Katherine, e os formadores de licenciaturas de diversas localidades do país e que são sujeitos da investigação. “Foi uma oportunidade ímpar para aprofundar as discussões em torno dos achados da pesquisa sobre as práticas inspiradoras desses formadores, promover o contato e a troca de experiências entre eles e ouvir a professora Katherine, com sua longa experiência como formadora e diretora do programa de formação de Harvard”, avalia a pesquisadora da FCC.
Além do professor da Unesp, o encontro também recebeu representantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal do Amapá, Universidade de Taubaté e Universidade Federal do Rio Grande.
Professor Amadeu Bego, docente do Instituto de Química da Unesp de Araraquara