
Prefeitura continuará mutirão contra dengue na região norte: 30 toneladas de inservíveis já foram retiradas no sábado (23), o fumacê chega ao Carmo nesta segunda (25)
Araraquara já conta com 4.771 casos confirmados da doença, confirmando também a quinta morte por dengue
A Prefeitura pede a colaboração dos moradores da região norte de Araraquara com o trabalho das equipes de vetores da Vigilância Epidemiológica, que darão prosseguimento ao mutirão de combate à dengue iniciado no sábado (23) e que retirou 30 toneladas de materiais inservíveis dos 15 bairros que compõem aquela área.
As equipes estarão nesta segunda-feira (25) e na terça-feira (26) na região do Valle Verde e em bairros vizinhos. A remoção de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é a principal arma na luta contra a epidemia da doença.
Com 4.771 casos confirmados de dengue na cidade, nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde também confirmou a quinta morte por dengue em Araraquara. A vítima é um idoso de 85 anos, que faleceu no dia 23 de fevereiro. A confirmação ocorreu por meio de exames feitos no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMTSP-USP), em São Paulo, e no Instituto Adolfo Lutz, de Ribeirão Preto.
Mais uma vez, a Prefeitura manifesta solidariedade aos familiares e intensifica todas as ações visando interromper a transmissão da dengue e continuar oferecendo tratamento adequado da população.
Para isso, reforça que precisa do apoio de toda a população. Desde o início da série de mutirões realizados pela Prefeitura, no sábado foi a maior quantidade de inservíveis retirada de uma única região.
Foram utilizados 20 caminhões da Prefeitura e cerca de 300 agentes que percorreram ruas e avenidas dos bairros, no período da manhã, recolhendo latas, recipientes plásticos, garrafas, pneus, pias, sucatas e outros materiais que poderiam acumular água e servir de criadouro do mosquito.
A população colaborou colocando nas calçadas todo o material inservível recolhido dos quintais e terrenos, mas, devido ao tamanho da área, a Vigilância julgou ser necessário o retorno das equipes.
Ações
Além do mutirão, das ações de fumacê, nebulização e bloqueios casa a casa que estão sendo realizados, a Prefeitura enviou projetos de lei à Câmara Municipal, na última semana, para endurecer ainda mais o combate à dengue.
Das três propostas enviadas, duas já foram aprovadas: uma estipula gratificação de desempenho a fiscais e a outra aumenta o volume permitido para despejo de resíduos volumosos nos bolsões de entulho.
Agora, é aguardada a aprovação dos vereadores, em segunda votação, do projeto de lei que aumenta o valor das multas relativas à limpeza de terrenos, edificações e de vias públicas no município. Por ser lei complementar, que altera o Código de Posturas, é preciso que o projeto seja aprovado em dois turnos.
O descarte irregular de lixo e entulho em terrenos baldios em diferentes pontos da cidade tem prejudicado muito os trabalhos de combate à epidemia de dengue na cidade.
No sábado, também teve início outra operação contra a dengue: a Vigilância utilizou um drone para aplicar inseticida e larvicida em uma área abandonada na região da Vila Xavier, no espaço da antiga fábrica da Cargill, entre a Vila Santa Maria e a Vila Renata, conhecido como “cemitério de vagões”, já que várias composições ferroviárias estão abandonadas no local.
Viatura com inseticida vai passar das 17h às 22h. É fundamental que a população continue vistoriando quintais e terrenos para eliminar os criadouros com larvas do Aedes aegypti
Bairro do Carmo
O fumacê chega na região do Carmo, nesta segunda-feira (25), das 17 às 22 horas. O objetivo é combater o mosquito adulto que transmite a dengue e, assim, reduzir a transmissão da doença.
Por isso, é fundamental que a população continue vistoriando seus quintais e terrenos para eliminar os criadouros com larvas do Aedes aegypti, assim como facilite o acesso dos agentes de vetores em suas residências.
Durante a ação do fumacê, a população também pode colaborar. No momento em que a viatura passar aplicando o inseticida, as portas e janelas das residências devem ser abertas para que a fumaça com o inseticida tenha acesso a todos os cômodos. Moradores e animais de estimação deverão ficar nos fundos da casa.
Principalmente grávidas, idosos e crianças devem se proteger, se mantendo o mais longe possível da rua.
A vigilância epidemiológica orienta ainda que alimentos sejam cobertos, assim como gaiolas de pássaros. As roupas não devem ficar expostas no varal e os veículos devem ser retirados das ruas.
E, após a aplicação, é importante trocar água e alimentos dos animais domésticos.
Dia 25/03 – Das 17h às 22h
RUAS
EXPEDICIONARIOS DO BRASIL
HUMAITA
PEDRO ALVARES CABRAL
COMENDADRO PEDRO MORGANTI
IMACULADA CONCEIÇÃO
JOÃO GURGEL
DOS LIBANESES
PROFª MAERLENE MARCOS
ANGELO BONETTI
CASTRO ALVES
VICTOR LACORTE
CRUZEIRO DO SUL
ANTONIO MANOEL GONÇALVES
ANGELO RAPHAEL VICENTE
AVENIDAS
PEDRO ARANHA DO AMARAL
ANTONIO DE PADUA CORREA
JOSE CEZARIN
JUVENAL BAPTISTA DE OLIVEIRA
WILSON PINTO DE SOUZA
DJALMA BONINI
MAJOR WALTER CARISON
BARTHOLOMEU MICELLI
FRANCISCO SAMAIO PEIXOTO
OBS: O limite da nebulização do fumacê será o quadrante entre as ruas Expedicionários do Brasil e Ângelo Raphael Vicente e as avenidas Pedro Aranha do Amaral e Francisco Sampaio Peixoto.