Home Geral

‘Saúde da Família é central para as políticas públicas’, afirma Edinho a agentes comunitários

81
Saude 49

Prefeito conversou com agentes de saúde e técnicos de enfermagem das ESFs (Estratégias de Saúde da Família), que concluíram curso de formação nesta quinta (29)

Saude 49Edinho durante o encontro desta quinta-feira (29)

O prefeito Edinho conversou com agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem das ESF (Estratégias de Saúde da Família), que concluíram nesta quinta-feira (29) um curso de fortalecimento de práticas de educação permanente do SUS (Sistema Único de Saúde), e reforçou que acredita muito no modelo de Saúde da Família.

“O agente comunitário é um agente social, está integrado à comunidade e se preocupa com o paciente na sua integralidade. Para mim, as unidades de Saúde da Família e os Cras, da Assistência Social, são centrais e trazem o melhor diagnóstico da situação da cidade, pois a vivenciam de perto, no interior das famílias. Fortalecer o SUS e a rede básica é prioridade”, revelou Edinho.

O curso buscou estimular, acompanhar e fortalecer a qualificação profissional dos trabalhadores da área da saúde e reforçar os princípios fundamentais do SUS, a partir da realidade local e da análise dos processos de trabalho.

Araraquara conta com uma rede de Atenção Básica composta por 23 Estratégias de Saúde da Família (ESF), totalizando 31 equipes desse modelo assistencial, e 10 Centros Municipais de Saúde.

Estiveram presentes na conclusão do curso a coordenadora de Atenção Básica, Talita Martins, e a gerente de Educação Permanente em Saúde, Poliana Patrício Aliane.