Home Geral

Saúde lançará cartilha de Relação Municipal de Medicamentos

54
Eliana Honain 145

Anúncio foi feito pela secretária municipal da Saúde em encontro com vereadores

Eliana Honain 145Eliana Honain durante encontro com os vereadores na Câmara Municipal

A Relação Municipal de Medicamentos (Remume), que trará a lista dos remédios disponibilizados pela rede de saúde pública do município, já está pronta, aguardando apenas a fase de compra dos medicamentos, para ser divulgada à população. A informação foi dada pela secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, na quinta-feira (6), no encontro mensal com vereadores na Câmara Municipal, a convite do presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, vereador Gerson da Farmácia (MDB).

“Cerca de 80% das patologias que afetam nossa população serão contempladas com esta relação”, afirmou Eliana. Vale ressaltar que o financiamento dos medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma reponsabilidade compartilhada entre município, Estado e Governo Federal.

De acordo com a secretária, os medicamentos foram selecionados pelos próprios médicos da rede básica, levando em conta a eficácia, a segurança e o custo, de forma a garantir o acesso à assistência farmacêutica, promover o uso racional de medicamentos e a sustentabilidade do sistema de saúde. Eliana ainda ressalta que a lista está em consonância com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

FALTA DE MÉDICOS

Atualmente, a rede municipal de saúde conta com 33 unidades, sendo que nove estão sem médicos. Segundo Eliana, um concurso público foi realizado e 20 profissionais foram habilitados, mas apenas dois assumiram o cargo. Diante da urgência, a secretária informou que será realizado um processo seletivo para suprir esta lacuna temporariamente, enquanto é estudada a viabilidade de um novo certame.

Por outro lado, 14 novos cirurgiões dentistas foram contratados, mediante processo seletivo, para atender a demanda dos seguintes bairros: Jardim América, Jardim Paulistano, Santa Angelina, Selmi Dei I, Vila Xavier, Adalberto Roxo, Assentamento Bela Vista, Bueno de Andrada, Hortênsias, Jardim Brasil, Jardim Brasília, Jardim Marivan, Parque São Paulo e Vale do Sol. A previsão é que 11 profissionais iniciem o trabalho na segunda-feira (10), e os demais, na quinta-feira (13).

Participaram do encontro os vereadores Edio Lopes (PT), Edson Hel (PPS), Lucas Grecco (PSB), Paulo Landim (PT) e Roger Mendes (Progressistas).