![Campanha Dia D Capa Campanha Dia D Capa](https://rciararaquara.com.br/wp-content/uploads/2018/05/Campanha_Dia_D_Capa-640x487.jpg)
No mesmo dia, Saúde realiza em Araraquara a campanha conjunta de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizará neste sábado (12), em Araraquara, o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, ou gripe, que teve início em 23 de abril e vai até 1º de junho para grupos prioritários. Neste mesmo dia, a Saúde realizará conjuntamente na cidade, através da Gerência de Saúde Bucal, a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, aberta a toda população.
Pelo calendário de vacinação do Ministério da Saúde, a campanha começou vacinando idosos, a partir dos 60 anos de idade, e trabalhadores da área da saúde. Na sequência, desde 2 de maio, está vacinando crianças de 6 meses de idade até cinco anos incompletos e gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).
A partir desta quarta-feira (9), começam a ser vacinadas pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças renais e respiratórias, além de professores das redes pública e privada.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mariana Câmara, reitera que a vacina é composta de vírus inativados, “totalmente segura, e por isso, muito importante para prevenir a população”.
Estrutura
Até 1º de junho, a campanha nacional atingirá povos indígenas, pessoas privadas de liberdade – incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e funcionários do sistema prisional. Também pessoas com deficiências específicas devem se vacinar.
Em Araraquara, a rede municipal de Saúde é composta por 32 postos e as doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, incluindo o Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara).
A meta do Ministério da Saúde é vacinar até 90% da população, ou 54,4 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários, consideradas de risco para complicações por gripe.
Câncer bucal
A rede municipal de Saúde possui 24 postos de atendimento odontológico para a realização de exames bucais até 1º de junho, incluindo o Dia D da campanha, neste sábado, 12 de maio.
Quem apresentar problemas bucais diagnosticados serão agendadas para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Araraquara para, se for o caso, iniciar o tratamento.
O objetivo do exame é aumentar o índice de diagnóstico precoce da doença, de lesões potencialmente malignas, e valorizar a importância da prevenção e do autoexame.
Os principais fatores de risco para o câncer bucal são a ingestão crônica de bebidas alcoólicas, o uso de tabaco e exposição prolongada à radiação solar.