Taekwondo e a ecoterapia ajudam Gustavo
A Semana Municipal de Prevenção às Deficiências, encerrada nessa terça-feira (28), na Praça Major Abel Fortes, do Parque Infantil (na região central de Araraquara), abordou o protagonismo das pessoas com deficiência.
“Realizamos uma semana produtiva, com palestras preventivas, competições esportivas adaptadas e apresentações culturais com foco na reflexão das conquistas e a sensibilização da sociedade”, avaliou a assessora especial de Políticas para a Pessoas com Deficiência, Elisa Santos.
O presidente da União dos Deficientes Físicos de Araraquara (Udefa), César Augusto Ferreira, ressaltou as conquistas mais recentes. “Tivemos a implantação do transporte coletivo com 100% de acessibilidade, além de mais 4 micro-ônibus para os serviços de porta a porta, e também de um carro que serve para consultas da saúde”, afirmou.
César acrescentou a importância da Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência, em novembro do ano passado, e a atual campanha de vacinação da poliomielite e sarampo para as crianças de 1 a 5 anos.
O administrador do Instituto dos Cegos de Santa Luzia, José Carlos Zanoni, elogiou as Políticas Públicas implantadas no Município, o apoio da Câmara Municipal e conscientização das pessoas que participaram da semana, que teve início no dia 21 de agosto.
A evolução do filho Augusto Ferreira Neto, portador de paralisia cerebral parcial, nas aulas de taekwondo, nas Escolinhas de Esportes, foi mencionada pelo porteiro Ronaldo Ferreira da Silva, durante apresentação dos alunos na Praça Abel Fortes.
“O taekwondo e a ecoterapia ajudaram na melhoria da coordenação motora do Gustavo”, disse Ronaldo.
Além do taekwondo, o evento na praça teve apresentação do Musical Instituto do Cego Santa Luzia, Daniel Luiz Duarte e violão, e sessão de zumba.
A Assessoria Especial de Políticas para Pessoas Com Deficiência, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular organizou o evento com os seguintes parceiros: Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Instituto Idioma Surdo, Apae, Udefa, Para DV e Instituto dos Cegos Santa Luzia, entre outros.
Participantes do movimento no Parque Infantil