Home Geral

Sergio Clérice homenageado pelo Verona em dia de festa para o futebol italiano

546
Clerice 137

Embora nascido em São Paulo, Sergio Clérice tornou-se um dos filhos mais ilustres da nossa cidade. Aqui, desde 1978 reside com sua família. Em maio deste ano retornou a Itália para ser homenageado pelo Verona, um dos times que ele defendeu e foi artilheiro do Campeonato Italiano nos anos 60. Um orgulho para a nossa cidade.

Clerice 137Sergio Clérice com a camisa do Verona e o seu nome estampado, durante a homenagem

Fundado em 1903, o Verona Futebol Clube ou como é popularmente conhecido – Hellas Verona Football Club, reuniu no dia primeiro de maio em seu estádio além de outrasfestividades jogadores que defenderam suas equipes no período de 1968 a 1980. Entre estes atletas estava o já araraquarense Sérgio Clérice, que no final da sua carreira defendeu a Ferroviária e depois dela tornou-se também o seu preparador técnico.

Clérice, neste 25 de maio estará completando 78 anos e as homenagens que lhe foram prestadas na Itália no começo do mês tem uma explicação: atuava como atacante, apelidado de “El Gringo”, tendo começado sua carreira como jogador de futebol na Portuguesa Santista. Em 1960 foi contratado pelo Lecco, atuou na equipe até 1966, sendo o artilheiro de 1964-1965.

Contratado pelo Lecco em 1960-1961, Sergio Clerice também jogou por Bologna, Atalanta, Verona, Fiorentina, Nápoli e Lazio. Após a aposentadoria de José Altafini, Nenê e Sormani em 1977-78 foi o único e último jogador estrangeiro a atuar no Campeonato Italiano após a proibição de atletas estrangeiros em 1966 em e antes da reabertura em 1980.

Clérice também é o jogador estrangeiro que atuou em um maior número de clubes da Série A (07 no total). Em 1978 mudou-se com a família para Araraquara, recebendo o convite para jogar o Paulistão pela Ferroviária. Disputou o campeonato e abandonou os gramados no final daquele ano, iniciando a carreira de treinador também na Ferroviária. Clérice e a família moram até os dias atuais em Araraquara, mantendo um extenso laço de amizades com a nossa terra.

No primeiro dia de maio, o Hellas Verona Football Club, que atualmente disputa a Série B do Campeonato Italiano apresentou a sua torcidade – notadamente os jovens, os atletas que fizeram sua Sergio entre os anos 60 e 80, evento organizado durante meses pela ASD Ex-Hellas Verona liderada pelo presidente Sergio ‘Chicco’ Guidotti, onde mais de 70 jogadores que usaram a camisa foram protagonistas no estádio e, à noite, no Villa Quaranta.

Clerice 138Clérice participando de uma mesa redonda com outros jogadores homenageados

A programação incluiu um momento de abraço aos fãs na área leste do estádio no final do jogo, depois houve uma apresentação dos atletas na Sala Arazzi, no Palazzo Barbieri. Além de Guidotti, outros grandes nomes da história da Hellas foram homenageados, como Sergio Clérici, Giancarlo Savoia, Sérgio Maddè, Beniamino Vignola, Pierino Fanna. Participaram também do encontro representantes do município de Verona, entre eles, o conselheiro Marco Padovani.

Clerice 140Um dos gols de Clérice no Campeonato Italiano

O embaixador do time, Giancarlo Savoia, durante o evento, emocionado comentou: «Eu vi e vou ver ex-companheiros que, em alguns casos, eu não via há 50 anos, uma grande emoção em um evento excepcional. Estamos trabalhando nesta data há vários meses, acompanhando todos os ex-jogadores por telefone. Foi difícil, mas nós realmente atingimos um grande número de pessoas. Mais bonito o jantar ou o jogo? O melhor seria jogá-lo, o jogo, porque isso significaria ser ainda jovem, mas “nos contentamos” em sermos espectadores e depois aproveitar a noite no Villa Quaranta.

Sergio Clérice participou de uma espécie de mesa redonda com os principais jogadores da história do Verona neste período, ressaltando estar agradecido e orgulhoso por ter defendido um dos mais brilhantes times de futebol da Europa.

CLIQUE AQUI E VEJA A ENTRADA DE CLÉRICE PARA ABRAÇAR A TORCIDA DO VERONA