
Paulo Landim, líder do Governo na Câmara, colocou proposta da venda no final da sessão desta terça
Só mesmo em forma de história na cidade, é que o Estrela Futebol Clube vai continuar existindo. Nesta terça-feira (17) por 11 votos favoráveis contra seis, a Câmara Municipal de Araraquara, durante sua Sessão Ordinária, aprovou o Projeto de Lei n° 171/2018, de autoria da Prefeitura, que autoriza a venda do imóvel que, atualmente, é utilizado pelo Estrela Futebol Clube para o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).
A votação gerou divergências entre os parlamentares. Enquanto os favoráveis justificaram a venda do imóvel como necessária para a ampliação dos serviços da autarquia, aqueles que eram contrários declararam que o enceramento das atividades realizadas na área será uma perda para a população araraquarense.
Dias atrás, tanto a proposta que autorizava a venda do campo da Atlética quanto a proposta de negociação entre a Prefeitura e o DAAE (venda do campo do Estrela) haviam sido retiradas da pauta de discussão, pois fatalmente naquele momento o Executivo não teria votos suficientes para seguir com a manobra da comercialização. Também ocorrera neste período a manifestação das bancadas do PSDB e do PPS que antecipadamente anunciaram voto contrário e oposição ao Governo do PT.
Essa retirada momentânea dos projetos enviados pelo Executivo, de acordo com os analistas políticos, foi o tempo suficiente para que o prefeito Edinho buscasse o apoio do MDB e tivesse poder de convencimento sobre o Tenente Santana e o Cabo Magal Verri, liberados pelo partido para ampliar a votação dos favoráveis a venda.
Assim, apesar dos seis votos que teve (José Carlos Porsani (PSDB), Elton Negrini (PSDB), Rafael De Angeli (PSDB), Edson Hel (PPS), Elias Chediek (MDB) e Gerson da Farmácia (MDB), a oposição curvou-se diante da maioria que autorizou a venda do Estádio Flávio Ferraz de Carvalho (Estrela), da Prefeitura para o DAAE. Foram favoráveis a venda: Toninho do Mel (PT), Thainara Faria (PT), Tenente Santana (MDB), Édio Lopes (PT), Cabo Magal Verri (MDB), Zé Luiz (PPS), Juliana Damus (PP), Lucas Grecco (PSB), Pastor Raimundo Bezerra (PRB) e Roger Mendes (PP) e o líder do governo na Câmara, Paulo Landim (PT).
O Estrela, clube de futebol amador e antigo proprietário de uma enorme área em ponto privilegiado de Araraquara agora se junta a Palmeiras da Vila que também perdeu seu campo de futebol para o município tempos atrás e ao histórico Estádio Municipal, vendido ao Clube Araraquarense.
Com a venda do campo do Estrela – da Prefeitura para o DAAE – entra para os cofres públicos um total de quase 7 milhões de reais e a promessa do departamento ter espaço mais amplo para ir em frente com seus projetos de expansão