Home Geral

Unesp é instituição com mais bolsas de estudo

40
Bolsa Unesp

Bolsa UnespO resultado é importante, neste momento nacional de cortes de verbas para a educação e a ciência

A Capes divulgou, no último dia 29 de maio, os resultados do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (RP). Ao todo, a universidade foi contemplada com 1291 de bolsas da agência federal. 

Para o Pibid, a Unesp obteve 619 bolsas para discentes das Licenciaturas, das 1032 solicitadas (60% do total). Este resultado coloca a Unesp em 10º lugar entre as 284 Instituições de Ensino Superior do país que se inscreveram no edital, sendo a universidade com maior número de bolsas aprovadas no estado de São Paulo. 

Já para o Residência Pedagógica, a Unesp obteve todas as bolsas solicitadas, no total de 672. O número coloca a universidade em 8º lugar entre as 245 instituições do ensino superior que se inscreveram no edital. Novamente, a Unesp foi a universidade com o maior número de bolsas no estado de São Paulo. 

Mudança
A partir de 1º de agosto, o Programa Pibid será ofertado aos dois primeiros anos dos cursos de Licenciaturas, ficando os dois anos finais dos cursos para o Programa Residência Pedagógica. 

Considerando o total de bolsas obtido pela Unesp para os dois programas (1291) e comparando com o total de bolsas para alunos que tínhamos na edição anterior do Pibid, o crescimento foi de 36.25%. “Trata-se de um resultado extremamente importante, neste momento nacional de cortes de verbas para a educação e a ciência”, aponta a Pró-Reitora de Graduação, professora Gladis Massini-Cagliari.

Critérios
Para o Pibid, foi necessário definirmos critérios para adequar a cota de 619 bolsas, considerando que a solicitação inicial de 1032 bolsas não foi atendida integralmente. Tal fato representou um corte de 18 Núcleos (é uma proposta de trabalho composta por um docente orientador e 24 alunos bolsistas).

 Para tanto, os critérios abaixo objetivaram a reorganização dos Núcleos-Pibid, ao número de bolsas aprovado:

1. Garantir no mínimo um núcleo por licenciatura inscrita e campus e atendimento de todos os componentes curriculares (disciplinas) em todos os níveis da educação básica (educação infantil, ensino fundamental I/II e ensino médio).

2. Assegurar a manutenção dos núcleos de cursos com maior número de alunos da graduação matriculados.

3. Recomposição dos núcleos envolvendo diferentes câmpus, com número de bolsas iguais entre os câmpus partícipes e rodízios de coordenadores.

4. Garantir a participação de todos os proponentes que submeteram propostas no Programa. 

No dia 19 de junho foi realizada uma reunião com 62 Coordenadores de Núcleos no Anfiteatro da Faculdade de Ciências da Unesp, em Bauru. O objetivo do encontro foi propiciar discussões entre os coordenadores de Núcleos, comuns a um mesmo componente curricular, ofertado em mais de um câmpus da Unesp, e agrupar diferentes propostas (para um mesmo componente curricular) em uma única proposta institucional, tanto para o Pibid quanto para o RP.

Outro ponto da reunião tratou do edital de seleção de bolsistas para os dois programas. Por último, somente os docentes coordenadores de Núcleos do Pibid se reuniram em consonância com a nova reorganização dos Núcleos, porque, em alguns casos, houve necessidade de composição entre o mesmo curso ofertado em câmpus diferentes. Isso significou dividir o número de bolsistas entre os cursos desses câmpus e fazer um rodízio da coordenação dos Núcleos, no decorrer do desenvolvimento dos programas. As propostas advindas dessa reunião e a seleção dos bolsistas para os dois programas serão submetidas conforme o cronograma dos Editais do Pibid e da RP no mês de julho, como parte da última etapa do processo.

Estes trabalhos foram conduzidos pelas coordenadoras institucionais dos dois Programas, as professoras Sueli Guadelupe (Pibid) e Raquel Lazzari Leite Barbosa (RP), e a profesora Iraide Marques de Freitas Barreiro, assessora da PROGRAD, que vem coordenando todo o processo.