Ao verem um caminhão estacionar e depois seguir pela vicinal que liga Araraquara ao Distrito de Bueno de Andrada, sentido Matão, com um cachorro vira-lata correndo atrás, policiais militares resolveram averiguar o caso. O fato ocorreu na noite desta quinta-feira (3), próximo ao pedágio.
Durante a abordagem, os policiais perceberam que no caminhão havia o condutor e um casal. O motorista contou que estava apenas fazendo um frete. Assim que o passageiro desceu, o cachorro, que havia o seguido o veículo por cerca de 300 metros, pulou em seu colo. Questionado, ele disse que havia abandonado o animal, pois não caberia em sua nova residência.
Autuado em flagrante por maus-tratos, o homem foi recolhido à cadeia de Santa Ernestina e o cão, juntamente com outro vira-lata que estava no colo de sua mulher, foi levado pela coordenadoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura.
Carol Mattos Galvão, coordenadora do Bem-Estar Animal, destaca a brilhante atuação da Polícia Militar e o trabalho em conjunto do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal, Coordenaria Executiva de Bem-Estar Animal e Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB de Araraquara, que possibilitaram o resgate dos animais e a punição do tutor.
“Diante disso vemos o fortalecimento da legislação. E que sirva de exemplo para coibir crimes dessa natureza. É uma decisão inédita e histórica para o município”, avalia Carol. Desde o ano passado, por lei, o crime de maus-tratos, incluindo abandono de animais, possui pena de reclusão de dois a cinco anos.