Os chamados cães farejadores realizam um trabalho árduo que sempre busca tirar proveito das duas principais características que desempenham nessa função: faro apurado e personalidade curiosa.
E foi exatamente isso que ocorreu nesta sexta-feira (19) quando cães pertencentes ao 13° Batalhão da Polícia Militar encontraram – 14 quilos de maconha na carroceria de uma caminhonete Ford-250 que estava apreendida no pátio da Receita Federal em Araraquara.
Segundo consta o veículo não estava na lista de veículos preparados para a vistoria canina, mas quando os cães passaram pela Ford-250 deram uma brecada e “pera aí, aqui tem coisa”. Os militares ficaram impressionados com o comportamento dos animais, ainda que a escolha dos cachorros para o emprego de caça-bagulhos se dá em função de seu olfato poderoso. A polícia explica que os cães começaram a ser treinados e usados para farejar substâncias ilegais no fim dos anos 60.
Os animais diante da caminhonete apontaram então para os policiais que havia droga escondida na carroceria. Dito e feito. A erva maldita estava ali intacta, toda embrulhada em plásticos, prontinha para consumo imediato, totalizando 14 quilos.
A Polícia Federal apreendeu o bagulho e os cães deverão chamados para uma singela homenagem, que é prática comum na Polícia Militar em reconhecimento à sua brilhante participação profissional em desvendar os mistérios da bandidagem.