Home Destaques

Policial militar salva bebê de engasgamento no Jardim Serra Azul

Ao saber da ocorrência, Soldado PM Donizeti foi rapidamente até a residência e realizou a manobra de Heimlich na criança

102
A manobra de Heimlich, considerado o melhor método de desobstrução de vias aéreas em ambiente pré-hospitalar (imagem ilustrativa)

Um policial militar salvou um bebê de engasgamento na noite desta quarta-feira (7) no Jardim Serra Azul, em Araraquara. O soldado PM Donizeti estava em patrulhamento tático com motocicletas pela Alameda Paulista, quando a equipe da Rocam recebeu o chamado para uma ocorrência de bebê engasgado na Av. Tenente PM Ciro Monteiro da Silva.

Rapidamente, a polícia chegou ao local e Donizeti, então, realizou a manobra de Heimlich na criança, que estava com aparência arroxeada. Durante a ação, o bebê começou a chorar, indicando que suas vias áreas já estavam desobstruídas. Nesse momento, o policial interrompeu a manobra e observou que o tórax do neném já estavam com respiração normal.

O bebê foi devolvido para a mãe, que recebeu orientações via telefone pelo Samu. A equipe permaneceu na residência por mais alguns minutos para analisar se o bebê precisaria de nova intervenção, mas não foi necessário. O Samu também ficou em alerta com suas equipes para, se necessário, ir até o local. Porém, a criança estava com a saúde plenamente restabelecida.

A manobra de Heimlich, considerado o melhor método de desobstrução de vias aéreas em ambiente pré-hospitalar, é facilmente aplicável e comumente disseminada em serviços de treinamento a primeiros socorros. Basicamente ela conduz a tosse induzida que leva a desobstrução da via aérea.