Home Política

100 dias de Governo Lula e a ‘bateção’ de cabeça dos seus ministros

O sociólogo e jornalista José Maria Viana escreve sua coluna Nos Bastidores Políticos nos fins de semana em nosso RCIA. Nesta edição ele fala dos 100 dias do Governo Lula sem um grande anúncio que consiga ofuscar a bateção de cabeças dos ministros na Esplanada.

64

ATUALIZAÇÃO DAS FFAA JÁ
A Fundação FHC tem razão quando diz que as Forças Armadas precisam de uma “Atualização”! É urgente! Penso que iniciativas isoladas no Congresso – Caso da Emenda de Carlos Zaratini (PT) de mudar o artigo 142 das Garantias da Lei e da Ordem (GLO) – a proposta de autorreforma dos próprios militares em curso junto ao Ministério da Defesa e a contenção mitigada das crises pelo Executivo, é muito pouco e precisa ser ampliada urgentemente!

DEBATE PELA DEMOCRACIA
É preciso ampliar o debate, chamando uma grande Comissão da Democracia formada pelos militares, pelo Executivo, pelo Congresso Nacional, pelo Poder Judiciário, pelas Universidades e pela OAB. Essa Comissão estudaria todas as reformas que precisam ser feitas, inclusive e especialmente as mudanças na Constituição, afastando definitivamente os militares da política e cuidando que assumam a missão específica da Defesa Externa! Só para isso serve o militar.

MUDANÇAS URGENTES
1ª mudança: artigo 142 das GLOs; 2ª, extinção do Superior Tribunal Militar (STM) – STF tornando inconstitucional essa exceção que só existe na democracia do Brasil; 3ª, recrutamento e formação, mudança nos currículos com a participação das universidades; 4ª, Ministério da Defesa civil sobreposto às FFAA – servos sem reservas – e, 5ª, a mudança de percepção de mundo dos militares, do contrário o mal-estar com relação a eles continuará.

EXÉRCITO DESPREPARADO
Exceção das unidades da Amazônia que são preparadas para uma guerra, não vejo o mesmo no restante do Exército do Brasil! A única guerra que fez e na qual se formou foi a do Paraguai (1864-1870) e depois a guerra urbana contra os próprios brasileiros a partir de 1964. É por isso que insistem em tutelar a democracia no intuito de uma brecha para governar, pois não existe guerra à vista (e talvez nunca virá), a não ser contra o próprio povo! Esse é o desejo das FFAA.

PASSANDO A PERNA NO GENERAL
Jair Bolsonaro que arregimentou um grupo seleto de assessores nas Forças Armadas nos quais manda e desmanda até hoje, acaba de puxar o tapete de seu ex-candidato a vice, general Braga Neto que pretendia se candidatar pelo PL à Prefeitura do Rio de Janeiro. O ex-presidente exigiu de Waldemar da Costa Neto que trabalhasse pela candidatura de seu filho Flávio Bolsonaro. Segundo analista, “o recado é claro: primeiro, os meus, depois os militares”.

ESCÂNDALO À VISTA
Segundo o jornalista Hélio Schwartsman, a bancada evangélica protocolou na Câmara proposta de Emenda à Constituição ampliando ainda mais a imunidade tributária conferida às igrejas. Se vingar, templos de qualquer culto ficarão livres de impostos sobre bens e serviços. De modo que Edir Macedo poderá comprar jatinhos sem pagar IPI, ICMS e outros. Para ganhar a alma dos evangélicos e apoio na Câmara, o PT estaria disposto a apoiar mais esse escândalo!

CEM DIAS VAZIOS
Críticos e analistas veem chegar o terceiro mandato de Lula aos cem dias sem um grande anúncio que consiga ofuscar a bateção de cabeças dos ministros na Esplanada e a desarticulação no Congresso. Depois da comoção gerada pela tentativa de golpe e a união dos três poderes, o presidente se viu cercado com pautas negativas em série e declarações desastrosas. Até o momento nada tem a entregar aos brasileiros dizendo a que veio agora!

NOVO ENSINO MÉDIO
Finalmente o Brasil tem um consenso e deve começar a implantar em breve o novo Ensino Médio, uma base curricular comum a todo o país propondo itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional, de modo que o aluno possa escolher livremente o caminho que prefere trilhar na sua formação entre as opções oferecidas na escola, articulando à medida do possível, ao seu projeto de vida futuro.

DAS DISCIPLINAS
A nova base flexível foi criada pela Lei 13.415/2017, estabelecendo uma mudança na estrutura do Ensino Médio, ampliando de 800 horas, praticada hoje, para 1.000 horas anuais a presença do aluno na escola. As disciplinas estão agrupadas da seguinte forma: I – Linguagens e suas tecnologias; II – Matemática e suas tecnologias; III – Ciência da Natureza e suas tecnologias; IV – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e V – Formação Técnica e Profissional.

ESPECIALISTAS APROVAM
Para especialistas em educação e filósofos, a orientação é muito boa a ser aplicada num país que tenha boa oferta de professores qualificados, escolas com boas infraestruturas, inclusive de laboratórios. Para alcançarmos esses objetivos no Brasil, seriam necessários investimentos nos salários dos professores, na formação desses profissionais, escolas melhores com a infraestrutura à altura! Estamos longe disso, mas quem sabe possamos realizar este sonho!

NA TERRINHA
Desenha-se na terrinha Araraquara uma aliança entre PT e MDB para formar uma chapa única, apoiada por outros partidos e por várias lideranças, entre elas, Edinho Silva e Marcelo Barbieri. A chapa seria formada por Eliana Honain (PT), na cabeça, e Aluisio Boi (MDB), na vice, num volume capaz de enfrentar Luís Cláudio Lapena. Hoje, em Araraquara, apesar de ter perdido para vereadora, Edna Martins é o único nome capaz de enfrentar Lapena à altura.

LIVRO SOBRE ESCRAVIDÃO
Foi lançado nesta sexta-feira (24) numa bela festa à noite no SESC, o livro: “A História Comprovada: Fatos Reais e as Dores da Escravização Araraquarense”. O livro com fotos e documentos do período, relata como foi a escravidão na cidade. Para escrevê-lo uma força tarefa foi formada por acadêmicos da Unesp, pesquisadores do Centro de Referência Afro Mestre Jorge e da OAB, com apoio da Uniara, do SESC e da Academia Araraquarense de Letras. Compre-o, é uma boa obra!

MARTINS NO DRS III
O Departamento Regional de Saúde de Araraquara – DRS III, tem novo diretor. Trata-se do sociólogo Antônio Martins de Oliveira (Toninho Martins), que deixou uma das diretorias da Santa de Misericórdia para assumir a DRS III. Martins tem larga experiência como administrador público. O departamento é um braço administrativo da Secretaria de Estado da Saúde e no caso da regional III, atende 24 cidades da região. Ao todo São Paulo tem 17 regionais de saúde responsáveis por coordenar as atividades da Secretaria nos municípios.