Home Política

2022: Bolsonaro lidera em todos os cenários de pesquisa

Presidente tem ampla vantagem contra adversários tanto no primeiro quanto no segundo turno

273

Um levantamento sobre as eleições presidenciais de 2022, feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, apontou que o presidente Jair Bolsonaro lidera em todos os cenários pesquisados, tanto para o primeiro quanto para o segundo turno do próximo pleito. Entre os adversários foram elencados políticos como Ciro Gomes, Lula e Fernando Haddad, além de figuras como o ex-ministro Sergio Moro.

Apesar de sofrer ataques diários de diversos veículos de imprensa, os números do chefe do Executivo tomaram um rumo inverso e aumentaram em comparação com o apurado em abril. No cenário que tem Moro e Haddad como rivais, o atual presidente subiu de 27% para 29%. Já quando o representante escolhido para o PT foi Lula, Bolsonaro subiu de 26,3% para 27,5%. Em outro cenário sem a presença de Moro e Lula, o percentual do chefe do Executivo subiu de 29% para 30%.

Quanto aos resultados de segundo turno, o atual presidente lidera com ampla vantagem em todas as análises. Contra Fernando Haddad, Bolsonaro vence por 46% a 32%, quando o adversário é o ex-ministro Sergio Moro, o resultado é de vitória de 44% a 35% para o líder atual. Diante de Lula, o presidente leva por 45% a 36%.

As maiores vantagens, porém, são em cenários onde os adversários de segundo turno seriam Ciro Gomes, João Doria e Luciano Huck. Contra Ciro, Bolsonaro lidera por 48% a 31%, já contra o atual governador de São Paulo, a diferença é a maior de todas e o presidente vence por 51% a 23%. Por fim, contra o apresentador da Globo, o chefe do Executivo vence por 50% a 27%.

Nas redes sociais, o senador Flávio Bolsonaro comentou o resultado e afirmou que o levantamento aponta que o presidente Jair Bolsonaro “está mais forte do que nunca”. Segundo o parlamentar, um dos fatores seria o forte engajamento dos apoiadores nas redes sociais.

– Presidente Jair Bolsonaro está mais forte do que nunca! Isso se deve a vários fatores, mas gostaria de ressaltar um, talvez o mais importante, que são vocês que nos seguem e dão suporte real nas redes virtuais! Os parlamentares que são base de apoio ao governo são um pilar fundamental nesse jogo, não apenas com seus votos, mas também com militância! – destacou.