Segundo divulgado pela imprensa local no início de fevereiro, Araraquara possui mais de mil pessoas na fila de espera por um aparelho auditivo. O episódio motivou o Requerimento nº 125/2024, solicitando explicações sobre a situação dos que necessitam do recurso para melhorar a qualidade de vida.
Entre os pontos que chamaram a atenção do autor do documento, o vereador Rafael de Angeli (PSDB), é que, no período de um ano, 250 pacientes foram adicionados à lista. O aumento expressivo nos números deve-se, principalmente, ao aumento de diagnósticos pós-pandemia quando mais pessoas retornaram aos consultórios médicos em busca de especialistas e constataram essa necessidade.
Preocupado com a quantidade da demanda atual, que pode levar algum tempo até que seja completamente solucionada e considerando o custo de aquisição dos dispositivos – que tem preço comercial médio de R$ 3 mil – ele questiona quais medidas que já foram adotadas pelo Município para lidar com esse acréscimo e quais providências devem ser tomadas para minimizar a espera, que pode agravar as perdas auditivas, uma vez que o Ministério da Saúde disponibiliza para a cidade uma cota anual de 120 atendimentos.
“É de extrema importância sabermos como a prefeitura está lidando com essa demanda. Conscientes da demora típica nos processos licitatórios dos órgãos públicos, aguardaremos ansiosamente a resposta ao Requerimento e acompanharemos de perto todo o desenrolar deste processo com o único objetivo de ajudar nossa população”, conclui o parlamentar.