O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a alfinetar o prefeito de Araraquara Edinho Silva (PT) após o anúncio de um novo lockdown na cidade em live feita na noite desta quinta-feira (17). Edinho rebateu o presidente na manhã desta sexta-feira (18) pelas redes sociais.
Bolsonaro fez questão de divulgar uma notícia sobre a Argentina ser um dos piores países no combate a pandemia de covid-19 e afirmou que o país foi o que mais se utilizou de medidas restritivas. “Esse tratamento não está dando certo. Não deu na Argentina e não tem dado aqui também”.
Em seguida, o presidente falou diretamente sobre o chefe do Executivo do município. “Nós temos o prefeito de Araraquara, não sei o que tem na cabeça dele. Novamente programando um novo lockdown na sua cidade. Uma cidade que morre mais gente que a média no Brasil”, atacou o Bolsonaro.
Edinho mostrou indignação em relação à fala do presidente, que “sistematicamente ataca Araraquara de forma gratuita com uma série de inverdades” e lamentou a atitude de Bolsonaro que, segundo ele, faz “disputa político-partidária no meio de uma pandemia”.
Para o prefeito de Araraquara, o presidente deveria utilizar seu cargo para unir o país e não para atacar uma cidade que está seguindo a ciência. Edinho também criticou a política de vacinação do Governo Federal e justificou o lockdown como forma de evitar o colapso no sistema de saúde.