Home Destaques

Busca por serviço de Internet grátis deve aumentar durante pandemia

Vereador Rafael de Angeli questiona Prefeitura sobre a oferta de sinal do programa Internet para Todos

123
Em Araraquara temos quatro Telecentros ativos, com profissionais monitorando as atividades

A Internet tornou-se um aliado praticamente indispensável em tempos de pandemia, seja para trabalhar, seja para se conectar com as pessoas ou para, simplesmente, se distrair e ajudar o tempo a passar. E como a situação econômica das famílias está comprometida devido à atual crise deflagrada pela Covid-19, muitas pessoas deverão recorrer à oferta de Internet grátis de Araraquara, o programa “Internet para Todos”, nos próximos meses.

O sinal gratuito para a população, até o limite de 64 kbps, foi estabelecido pela Lei Muncipal nº 6.980, de 4 de maio de 2009. “O problema é que há muito tempo os usuários se queixam da qualidade do sinal”, observa o vereador Rafael de Angeli (PSDB). “Desde 2017, temos conversado com os responsáveis pelo serviço de Internet gratuita da Prefeitura, após várias reclamações de lentidão na navegação. Chegamos a encaminhar um requerimento pedindo informações referentes ao número de Telecentros e ampliação dos mesmos na cidade”.

Em resposta, o Executivo informou, na ocasião, que havia quatro Telecentros ativos, com profissionais monitorando as atividades, e que estava em curso um levantamento de inventário, a fim de apurar as condições de funcionamento dos equipamentos disponíveis, que já apresentavam problemas de depreciação. Além disso, apesar de não haver intenção de ampliar os Telecentros, a Prefeitura tinha planos de otimizar a estrutura então existente e organizar a oferta em espaços públicos.

Na semana passada, Angeli enviou ao Executivo o Requerimento nº 392/2020, solicitando mais informações a respeito dos desdobramentos do programa. No documento, ele questiona se foi realizada a ampliação do sinal disponibilizado para os munícipes cadastrados no programa “Internet para Todos”, se houve aumento de antenas para acessos em mais bairros da cidade, quais bairros têm acesso ao programa atualmente e quantos Telecentros estão em funcionamento em Araraquara.

Além disso, o parlamentar pergunta se a velocidade do acesso à Internet ainda está limitada a 64 kbps e se existe possibilidade de aumento da velocidade de banda para uma Internet mais rápida. “Nos tempos de quarentena que estamos vivendo, a Internet passou a ser um dos principais meios de comunicação e até mesmo de lazer”, aponta Angeli. “Temos trabalhado, na Câmara Municipal, aprovando e fiscalizando dezenas de medidas da Prefeitura para combater a pandemia. Saber se funciona corretamente o programa Internet Para Todos e se ele pode melhorar, é o mínimo que podemos fazer para ajudar nossos munícipes. Por isso, questionamos, cobramos e acompanharemos de perto”, conclui.