Home Política

Câmara participa de ‘abraço’ de aniversário de 122 anos da Santa Casa de Araraquara

Evento reuniu funcionários do hospital, autoridades e população em geral nesta sexta-feira (23)

0
Um abraço simbólico em torno do prédio do hospital foi realizado por diretores e funcionários da unidade, autoridades e população em geral

A Câmara Municipal esteve presente no aniversário de 122 anos da Santa Casa de Araraquara, na tarde desta sexta-feira (23). Um abraço simbólico em torno do prédio do hospital foi realizado por diretores e funcionários da unidade, autoridades e população em geral.

“Ao longo de 122 anos, a instituição acompanhou o desenvolvimento da cidade e se adaptou às novas tecnologias e demandas da sociedade”, destacou o presidente da Câmara, vereador Paulo Landim (PT), que participou do evento.

“Hoje, é um hospital referência em atendimento humanizado e de alta qualidade. Que a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara continue trilhando seu caminho de sucesso, inspirando e contagiando a todos com sua missão de cuidar da saúde e do bem-estar da população”, complementou o representante do Legislativo.

Para o vice-provedor da Santa Casa, Marcos Daniel, o ‘abraço’ no hospital reforça a importância da unidade para Araraquara e outros 19 municípios da região atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em média e alta complexidade.

“A Santa Casa é um patrimônio afetivo do nosso município. A Santa Casa não tem dono. Ela é da cidade de Araraquara. É importante que a população tenha esse olhar e possa ver os esforços que a diretoria, a comunidade, a sociedade e os funcionários têm feito para manter essa instituição centenária, com atendimento SUS de qualidade e dignidade para a população”, afirmou Daniel.

Também estiveram presentes no evento a diretora geral da Santa Casa, Mara Capparelli, além de outros diretores e funcionários; a diretora administrativa da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves (Fungota), Joice Nogueira Calera, e a diretora técnica, Emanuelle Laurenti; e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva.

HISTÓRIA

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara é uma instituição privada sem fins lucrativos inaugurada em 25 de fevereiro de 1902 pelo coronel João Almeida Leite Moraes. Até 1930, foi o único hospital que serviu a população de Araraquara.

Atualmente, a Santa Casa é referência na região central do estado de São Paulo, com 1 milhão de habitantes referenciados em atendimento de urgência e de alta complexidade em oncologia, cirurgia cardíaca, cardiologia intervencionista, cirurgia vascular e endovascular, cirurgia pediátrica, neurocirurgia, ortopedia nos segmentos de joelho, ombro, quadril e mão. Também é referência em oftalmologia e bucomaxilo, em transplante de córnea/esclera e busca ativa de órgãos.