
As atividades da campanha Novembro Azul deverão ser organizadas e realizadas pelas equipes de cada unidade básica de saúde (UBS), informou a Secretaria de Saúde em resposta ao Requerimento nº 1484/2025, de autoria do vereador João Clemente (Progressistas).
A campanha tem como objetivo ampliar a cobertura de consultas e exames, além promover a realização de exames preventivos, o diagnóstico precoce de enfermidades e o acompanhamento integral da saúde masculina.
Para isso, devem ser ofertadas consultas, palestras, orientações sobre hábitos saudáveis e outras atividades educativas voltadas à prevenção de doenças e à promoção da qualidade de vida.
Com a organização dividida entre cada UBS, tem sido “garantido o êxito na execução das ações desenvolvidas, alcançando resultados positivos junto à população masculina atendida”, afirma a secretaria.
“A saúde é um bem precioso”, lembra Clemente. “Neste Novembro Azul, precisamos incentivar os homens a cuidarem de si mesmos — pela vida, por quem amam e por um futuro mais saudável.”