Home Destaques

Capela do Cemitério São Bento está fechada há três anos

O vereador Edson Hel enviou requerimento à prefeitura pedindo explicações

622
Deteriorada, a Capela precisa de reformas

A Capela do Cemitério São Bento está há mais de três anos fechada, não existindo inclusive segurança no local, segundo informou o vereador Edson Hel do Cidadania, na sessão da Câmara realizada na tarde desta terça-feira (4).

Dados do Município indicam ter o Cemitério São Bento mais de onze mil sepulturas e grande visitação pública

A Capela está protegida através do artigo 104 da Lei Complementar nº 850 de 11 de fevereiro de 2014 indicando que quaisquer intervenções previstas para a edificação devem ser aprovadas e fiscalizadas pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, inclusive, a medida protetiva deve estar regulamentada para a correta e eficaz aplicação da legislação, visando a proteção do bem.

De acordo com o parlamentar, simplesmente fechar as portas deste importante monumento, o Município priva o cidadão de frequentar um espaço criado há décadas para momentos de paz, reflexões e realização de cerimônias sagradas. Assim, impede o contato e a oportunidade da população interagir com um importante patrimônio histórico, cultural e sagrado de Araraquara que ainda pode e deve ser preservado, inclusive por força de lei.

Ele ressalta que com a omissão, falta de regulamentações e abandono o Poder Público assume integralmente a responsabilidade pelo avanço da deterioração da Capela do Cemitério São Bento, que por se tratar de bem expressamente protegido por lei, deve ter sua manutenção priorizada pelo Município.

E relata que muitos dos frequentadores gostariam de poder fazer suas orações na mencionada capela, a qual mantinha realização de missas principalmente em datas especiais e, por ser um local sagrado colocam os fiéis em sintonia com a espiritualidade maior.

O vereador requereu as seguintes informações:

Existe previsão orçamentária para a reforma da Capela do Cemitério São Bento? Se positivo qual a estimativa de preços?

Quais medidas atuais o Município está tomando no intuito de reativar, reformar a Capela citada?

Quando o Executivo pretende efetuar a reforma do local e quando o mesmo será liberado para a população?

Aguardamos agora o retorno da Prefeitura Municipal.