Home Política

Cervejas, filiações, economia e zeladoria movimentam a cena política em Araraquara

Instalação de cervejaria vira polêmica, dança das cadeiras nos partidos políticas, requerimentos e indicações de vereadores estão na pauta desta edição do ZumZumZum

69

Água pra cerveja 1

Anunciada oficialmente no final de novembro, a instalação em Araraquara da primeira fábrica da cervejaria Estrella Galicia fora da Espanha representa o maior investimento privado da história do município, alcançando as cifras de R$ 2 bilhões. Porém, a vinda da cervejaria tem gerado muita polêmica em Araraquara. Há quem acuse o prefeito Edinho de estar “entregando” a nossa água e que isso teria consequências ruins para o município no futuro. A estimativa é de que, em 2024, a Estrella Galicia já produza mais de 70 milhões de litros de cerveja por ano em Araraquara. Considerando que, segundo especialistas, é preciso 6 litros de água para se fazer um litro de cerveja, o consumo será alto e a cidade será a grande prejudicada.

Água pra cerveja 2

Segundo Ignácio Rivera, CEO e bisneto do fundador da Estrella Galicia, a cerveja produzida em Araraquara abastecerá não só o Brasil, mas também será enviada a países da América do Sul. Na coletiva de imprensa, Rivera confirmou que a cidade foi escolhida devido à qualidade de sua água. “Por que Araraquara? A matéria-prima fundamental da cerveja é a água. Estivemos à procura de encontrar essa água e, finalmente, nessa maravilhosa cidade de Araraquara, encontramos a quantidade e a qualidade da água que irá nos permitir fazer uma cerveja de altíssima qualidade no Brasil”, disse Rivera.

Água pra cerveja 3

Por outro lado, a novidade também agrada os araraquarenses, sobretudo os assíduos frequentadores de bar. Esses dias, durante uma discussão acalorada sobre o tema em um boteco no centro da cidade, ao ouvir duras críticas ao prefeito sobre “ter entregue nossa água aos espanhóis”, um homem embriagado olhou para o crítico e disse: “Jesus não transformou água em vinho? Então, o Edinho está transformando água em cerveja”, finalizou o bêbado.

Coronel Adalberto troca o 10 pelo 22

O Coronel Adalberto José Ferreira, ex-candidato do Republicanos a prefeito de Araraquara, trocou a legenda cujo número nas urnas é 10 e pelo Partido Liberal (PL), representado nas eleições pelo 22. A filiação será nesta quinta-feira (2) a partir das 19h, na sede da ACIA, em Araraquara. A solenidade contará com a presença da deputada federal Katia Sastre. De partido novo, Beto deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo nas eleições de 2022.

Retoma SP na economia de Araraquara  

O Programa Retoma SP, lançado em setembro pelo governo estadual, prevê meio bilhão de reais em investimentos para os setores mais afetados durante a pandemia da Covid-19. No dia 26 de novembro, o vereador João Clemente (PSDB) propôs, por meio de indicação, a adesão do Município ao programa. “O Retoma SP prevê a oferta de atividades de qualificação, à luz da geração de emprego e renda para a população. Ademais, busca também incentivar ações de fomento a investimentos, inclusive objetivando fomentar o empreendedorismo nos municípios”, pontua Clemente.

Descaso com o Jardim Morumbi

A vereadora Luna Meyer (PDT) enviou requerimento à Prefeitura questionando a zeladoria no Jardim Morumbi, mais especificamente em relação à limpeza de terrenos na Avenida Professor José Clozel.  A Prefeitura informou que as ações realizadas na área referentes a limpeza e remoção de resíduos foram executadas em 2020. Em relação a 2021, foi explicado que a execução do serviço aguarda conclusão da contratação em andamento. “Já fizemos outras proposituras sobre essa área, mas as respostas dadas foram insuficientes e a situação prossegue. A ossada encontrada no local no mês de agosto de 2021 denota a gravidade da falta de zeladoria. E houve ainda recentes incêndios no final da época de estiagem. Estamos praticamente em dezembro e uma situação que vem sendo reportada desde maio ainda não foi resolvida, porque sigo recebendo reclamações dos moradores”, destacou Luna.

A coluna ZumZumZum é publicada às terças e quintas no Portal RCIA