O pré-candidato a prefeito Coca Ferraz, do PSL, que tem sido crítico ao atual governo municipal, responsabilizando-o pelo desgaste político-econômico da cidade, comentou nesta quarta-feira (7), que já está bem avançado seu programa de governo. Coca assegurou que – da elaboração tem participado profissionais extremamente técnicos e descompromissados politicamente, para que o programa tenha um direcionamento globalizado para atender todos os setores (Saúde, Educação, Emprego, Segurança, etc).
“Não podemos pensar apenas na generalização da vida urbana e entender essa questão somente como um processo demográfico de crescimento da cidade, mas principalmente no modo de vida que passa a se expandir envolvendo ao mesmo tempo, todas as tradições da história de Araraquara; temos que intensificar esse novo modo de vida, apontando para problemas que vêm ocorrendo e que devem reaparecer em nosso projeto com nova qualidade”, diz Coca Ferraz.
Ele afirma que tem feito alguns vídeos para as redes sociais como forma de mostrar esses problemas para a população, pois na sua opinião o desgaste que a cidade vem sofrendo deverá nos levar aos caos futuramente. Diz ainda que – suas colocações sobre a decadência econômica do município são feitas com dados técnicos e impossíveis de serem contestados.
“O nosso projeto para Araraquara tem uma combinação com o futuro que nos aguarda pois temos que pensar naqueles que virão depois de nós”, argumenta. Lembra ainda que “hoje, o gestor em um município deve se preocupar com a saúde da população, mobilidade urbana, educação, conservação das áreas públicas e contas da cidade. Só que não pode centrar atenção só nisso; temos que pensar sim em todos estes assuntos, mas a modernidade nos projeta para uma cidade tecnológica?”
Como engenheiro e professor da USP, Coca justifica que Araraquara tem que seguir os exemplos de cidades criativas e tecnológicas onde já existe uma coleta de lixo inteligente, um sistema de iluminação que funciona apenas quando as pessoas estão circulando nas ruas e até um mapeamento para saber o perfil das pessoas que ocupam cada região da cidade e como cada espaço é utilizado.
O pré-candidato acredita que o seu programa de governo deverá estar concluído em até três meses dada a complexidade que se cria em torno de uma cidade avançada e os problemas que serão deixados pela atual administração.