Home Política

Inscrições ainda estão abertas para o Congresso Internacional

43
Maria Jose Scardua 95

A secretária municipal de Planejamento e Participação Popular, Maria José Scárdua, enfatiza a realização do evento e convida pessoas de todo o Brasil e de países vizinhos para se inscrever e participar dos debates.

Maria Jose Scardua 95Maria José Scárdua, secretária municipal de Planejamento e Participação Popular

O prazo para inscrições de trabalhos técnicos e científicos para o “I Congresso Internacional de Democracia Participativa: Participação Popular e Economia Solidária de Araraquara” termina nesta segunda-feira, dia 11 de fevereiro.

As inscrições, inclusive para a população em geral, podem ser feitas pelo site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br), que em sua capa traz um banner específico para o processo.

Aberto à população em geral e a estudantes e pesquisadores do tema, o Congresso será realizado pela Prefeitura, com apoios da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara e Uniara  (Universidade de Araraquara), nos dias 14, 15 e 16 de março, no auditório do Centro Internacional de Convenção.

Para a participação com trabalhos existem duas modalidades: podem se inscrever gratuitamente movimentos sociais e equipes técnicas com experiências definidas, e trabalhos acadêmicos específicos das temáticas.

Ainda de acordo com Maria José, qualquer pessoa interessada no tema, com idade a partir de 16 anos, pode se inscrever para o evento, que no final emitirá certificados de participação.

“Como a gestão do prefeito Edinho é participativa e democrática, ela traz a ideia de construir um Congresso com essa característica”, explicou Maria José.

AMPLIAÇÃO

A secretária acrescentou que durante os três dias serão discutidos os avanços da democracia a partir dos mais de vinte conselhos municipais instalados na cidade, além do Orçamento Participativo (OP) e das diversas conferências realizadas ao longo do ano. “A gente vai trazer novas experiências debatendo este processo democrático com a União, Estado e outros municípios, incluindo a questão do desenvolvimento, como a economia solidária e criativa”, afirmou.

“As discussões envolverão também as universidades para trazer novas formas qualificadas de repensar a política junto com a cidade”, continuou Maria José.

Vale destacar que durante o Congresso Internacional de Democracia Participativa, serão apresentadas palestras, oficinas, rodas de conversa, conferências, feiras, atividades artísticas e culturais e painéis temáticos. “Também serão apresentadas mesas redondas de mídias sociais e debates sobre a questão da mulher, todas nas perspectivas da participação popular e da economia solidária e criativa”, reiterou a secretária.