Home Destaques

Demanda de bairro, fiscalização, jornada e outras iniciativas dos vereadores

Ação parlamentar na mira da coluna ZumZumZum

72

Cursinho Popular Matheus Santos

Os vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), Fabi Virgílio (PT) e Luna Meyer (PDT) são autores do projeto que denomina “Cursinho Popular Professor Matheus Henrique de Souza Santos” o prédio localizado na Rua Expedicionários do Brasil, 1033, esquina com a Avenida Feijó, antigo Arquivo Municipal. Nascido no Selmi Dei, Matheus era administrador público, mestre em Ciências Sociais pela Unesp – FCLAr e estava na fase final do doutorado em Política Científica e Tecnológica na Unicamp. Foi estudante e defensor da escola pública, aluno do Cuca (Cursinho Popular da Unesp em parceria com a Prefeitura) e era defensor da Educação Popular e dos Cursinhos Públicos. Em 30 de março deste ano, ele foi vítima da covid-19.

Demandas do Santa Angelina 

A vereadora Fabi Virgílio (PT) fez indicação ao Executivo atendendo demandas de moradores do Santa Angelina. Segundo ela, quem mora na Rua Alexandre Mackenzie, no Santa Angelina, convive com um vazamento de água constante. Além disso, há um risco proporcionado pela falta de poda das árvores plantadas no final da via. Sobre o vazamento, Fabi reitera que, além do desperdício, “o acúmulo de água também atrai mosquitos que podem causar doenças nos moradores”. Para a questão das árvores, a parlamentar sugere que seja feita uma poda preventiva, diminuindo, assim, o volume da copa, evitando o risco de queda.

Questionamentos de Rafael

O vereador Rafael de Angeli (PSDB) questionou o Executivo sobre a destinação dos veículos e peças apreendidos pela Receita Federal em operações de fiscalização e transferidos à Prefeitura de Araraquara em 2020. O legislador, que está tratando do assunto desde março. De acordo com a prefeitura, as peças já foram utilizadas. Sobre os veículos, ela aguarda junto ao Detran a conclusão da transferência para o município, para então checar a necessidade de manutenção de cada um. O município recebeu da receita uma camioneta Montana, um automóvel Citroën C3, um caminhão Renault, um caminhão Iveco, um caminhão VW 24250, um caminhão Ford Cargo, um caminhão sem identificação e dois reboques, além de peças, 103 pneus (quase todos utilizados em veículos do município e do Corpo de Bombeiros) e partes de veículos.

 Jornada com Thainara

Na quarta-feira (9), a Câmara realizou o evento “Jornada Legislativa – Gestão Pública e a garantia de direitos em meio à pandemia”. O debate foi mediado pela vereadora Thainara Faria (PT) e contou com a participação da Professora Doutora Soraya Regina Gasparetto Lunardi, pesquisadora da Unesp e especialista em Direito Constitucional e Direitos Fundamentais. A convidada abordou, entre outras questões,  a quebra de marcas e patentes dos imunizantes. “As empresas farmacêuticas ganharão menos, mas é uma alternativa para lidar com uma questão humanitária”. Thainara concordou e reforçou que o momento não é de priorizar quem já ganha muito. O evento aconteceu por meio de plataforma virtual.

Clemente de olho no Caps-AD

O vereador João Clemente (PSDB) recebeu informações solicitadas à Prefeitura sobre o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD “Dr. Calil Buanain), que oferece assistência de saúde mental a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O objetivo, segundo ele, “é tentar auxiliar no aprimoramento dos serviços prestados”, afirma Clemente.

A Coluna ZumZumZum é publicada às terças e quintas no Portal RCIA