Home Política

Depois dos escândalos, velhos políticos entram em campo

78
Sonia Marques

Escrito por Sônia Maria Marques / Especial RCISonia Marques

A Operação Lava Jato, destinada a investigar crimes de corrupção ativa e passiva, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, organização criminosa, obstrução da justiça, operação fraudulenta de câmbio e recebimento de vantagem indevida, abre os olhos dos eleitores para as eleições que serão realizadas em outubro.

Na verdade, a frase proferida pelo ex-presidente Lula em diversas manifestações “Nunca antes na história deste país” hoje se mostra apropriada no momento histórico da nossa política praticamente em todas as circunstâncias. De fato, Lula tem razão pois “nunca antes na história deste país” se viu tanta bandalheira e corrupção na política.

As eleições aí estão e tornam-se uma importante oportunidade para que o eleitorado diga não ao político profissional, este que já fez carreira e agora quer transferir seu legado para filhos e netos. Sabemos que o voto pouco ou quase nada interferirá neste momento no resultado, porém, há dois aspectos interessantes que na atualidade distanciam o político da comunidade: descrédito e o medo.

Não tem quem não torça o nariz ou revire os olhos na rua quando o tema é política. Nunca os candidatos foram tão hostilizados como nessa eleição. Isso, eles mesmos confirmam, mesmo que seja só nos bastidores, porque ninguém em campanha pode assumir tamanha falta de credibilidade publicamente.