Home Política

Dia de Visibilidade às Religiões de Matriz Africana é aprovado pela Câmara

De autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), projeto de lei incluiu a data no Calendário Oficial de Eventos do Município

16
A data foi incluída no Calendário Oficial de Eventos e será comemorada anualmente no dia 21 de janeiro

Trazer o reconhecimento às diversas casas de matriz africana. Esse é o objetivo do “Dia de Visibilidade às Religiões de Matriz Africana”, criado por meio do Projeto de Lei nº 265/2023, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT) e aprovado na Sessão Ordinária da terça-feira (23).

A data foi incluída no Calendário Oficial de Eventos e será comemorada anualmente no dia 21 de janeiro. “As casas religiosas de matriz africana fazem parte da construção social, econômica, cultural e política do município, merecendo o reconhecimento de sua fé. A população de axé possui uma ancestralidade, em território brasileiro, de extensa repressão e desumanização. Entretanto, mesmo diante de processos de descaracterização e de tentativas de extinção, o culto de matriz africana permanece vivo até hoje. A data será um momento de reflexão e debate, a fim de acabar com o preconceito”, justificou a parlamentar na defesa do projeto em Plenário.

Por isso, o Dia de Visibilidade às Religiões de Matriz Africana será comemorado com reuniões, palestras, seminários e outras atividades pedagógicas sobre o tema. Os recursos necessários para atender as despesas com a execução desta lei serão obtidos mediante parcerias privadas e convênios, sem gerar custos para o Município.