Home Política

Frente Parlamentar em Prol da Vida e da Família é lançada na Alesp

Colegiado já agrega mais de 30 parlamentares e tem por objetivo se tornar referência nacional em políticas familiares e de promoção à vida

5
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira (18), o lançamento da Frente Parlamentar em Prol da Vida e da Família

“Por que não ser no Brasil uma referência em políticas familiares e que promovam a vida? Por que não tornar São Paulo o estado da família?”. Foi com essas reflexões que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira (18), o lançamento da Frente Parlamentar em Prol da Vida e da Família.

As sugestões foram feitas pelo deputado Rogério Santos (MDB), coordenador da Frente, que já agrega mais de 30 parlamentares. “Penso que o principal papel vai ser uma articulação dos movimentos ou das ações que já acontecem em torno desse tema. Por vezes ficamos dispersos sem a força que poderíamos ter se estivéssemos fazendo isso juntos”, frisou Santos, informando que o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), externou apoio às propostas da Frente.

Para o parlamentar, o desafio do colegiado passa por unir Executivo, Legislativo e sociedade “buscando o mesmo ideal” no processo de compreensão e resolução dos problemas que afetam as famílias paulistas. “É preciso o caminho de unidade, uma Frente como instrumento que institucionalmente nos dê condições de aprofundar esses debates e propor caminhos possíveis”, ressaltou.

Na abertura do evento, o secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab, afirmou que as pautas governamentais ligadas à vida e à família “precisam mais do que nunca, no mundo de hoje, ser abraçadas e defendidas”. “Conte comigo para que essa Frente possa ter sucesso nas ações que serão diárias, permanentes e de fundamental importância para o País”, destacou Kassab.

O secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de São Paulo, Enrico Misasi, alertou para as consequências sociais trazidas por fatores como a transição demográfica e a fragilização de vínculos em famílias monoparentais, aquelas em que um dos genitores assume a parentalidade do outro. “Todas as iniciativas voltadas para fortalecer vínculos familiares precisam ser aplaudidas e incentivadas”, declarou Misasi, referindo-se à criação na Alesp da Frente Parlamentar em Prol da Vida e da Família.

Apoiadoras da Frente, as deputadas estaduais Fabiana Bolsonaro (PL) e Edna Macedo (Republicanos) discursaram contra o aborto provocado em qualquer fase da gestação. “É nosso dever dar voz aos mais necessitados. Isso inclui os nascituros. Precisamos ser defensores daqueles que não têm voz, protegendo seus direitos e preservando sua dignidade”, sublinhou Fabiana.

Diretora do Centro de Reestruturação para a Vida (Cervi), Rose Santiago acredita que a Frente da Alesp vai servir como suporte legal para que “as famílias sejam fortalecidas”. Há 23 anos a Cervi atua no acolhimento de mulheres com gravidez indesejada, abusadas ou violentadas sexualmente. “Quando fazemos diferença, vemos histórias ressignificadas e reescritas”, pontuou.

Presentes

O lançamento da Frente Parlamentar em Prol da Vida e da Família foi prestigiado pelos deputados Helinho Zanatta (PSD) – escolhido como vice-coordenador – e Gilmaci Santos (Republicanos), vice-presidente da Alesp.

Gestores municipais também compareceram ao evento, como os prefeitos Ricardo Watanabe, de Mariápolis, e Alair Batista, de Taciba, ambos do PSD, e o secretário da Família, Cidadania e Segurança Alimentar de Osasco, Marcelo Couto Dias, além de vereadores oriundos de vários municípios paulistas.